A estudante Diana Gomes, do Mestrado em Design Industrial e de Produto da Faculdade de Engenharia (FEUP) e da Faculdade de Belas Artes (FBAUP) da Universidade do Porto, é a vencedora da primeira edição do Prémio Adico – Design para para os próximos 100 anos. O concurso, lançado pela Adico, desafiou os estudantes da Unidade Curricular de Projeto Design Industrial a projetar peças de mobiliário inovadoras, tendo como pano de fundo os 100 anos da empresa considerada uma referência no setor do mobiliário de exterior.

Para Diana Gomes, o prémio, que inclui um valor pecuniário de 1.000 euros e um estágio na empresa, constitui uma “oportunidade de crescimento e aprendizagem, não só como designer, mas também como pessoa”.

“Trabalhar na Adico será um forte estímulo criativo para mim, enquanto me possibilita conjugar as minhas duas vocações, engenharia e design, harmonicamente”, admite a jovem.

Com formação de base em engenharia mecânica, Diana Gomes esteve sempre envolvida no mundo das artes. “Este concurso permitiu-me explorar o meu lado mais criativo, aprofundando as minhas capacidades inventivas, e, o facto de o ter ganho, constitui para mim um grande incentivo para continuar a trabalhar aliando o design à engenharia, que é, efetivamente, aquilo que pretendo fazer no futuro”, refere.

A proposta ganhadora procurou aproveitar os recursos e materiais de que a ADICO dispõe ao desenvolver uma linha de produtos funcionais e versáteis, que acentuassem a concordância entre a experiência do utilizador e a natureza.

Esta primeira edição do Prémio Adico distinguiu ainda os estudantes Pedro Pêgo e Gabriela Figueiredo, distinguidos com prémios no valor de 600 (2.º lugar) e 300 euros (3.º lugar), respetivamente.

Ao longo das últimas décadas, uma das áreas a que a Adico tem vindo a dar maior relevo é o design falado em português.  “No ano em que assinalamos o 100. º aniversário da empresa faz para nós todo o sentido abrirmos as portas aos jovens criadores, aos designers do futuro e, em conjunto com eles, desenharmos os próximos 100 anos da Adico, cujo segredo de sucesso e de longevidade está na valorização do design nacional e na capacidade de se reinventar, mantendo-se sempre fiel ao seu ADN”, revela Adelina Dias Costa, administradora da Adico.

A entrega dos prémios decorreu durante o BIN@Porto 2021, evento que juntou mais de 400 entusiastas pela área da inovação na FEUP, de 25 a 27 de outubro. (Foto: DR)

“Design para os próximos 100 anos”: fomentar parcerias de sucesso

A proposta de briefing lançada em 2020 aos 11 estudantes pela docente responsável pela Unidade Curricular de Projeto Design Industrial, a designer Lígia Lopes, implicou uma reflexão sobre o carácter intemporal da marca e da sua desejada permanência e contínua afirmação no mercado do mobiliário.

Sob o mote “Design para os próximos 100 anos”, e considerando a celebração do 100.º aniversário da empresa e a própria tipologia dos objetos que produz, o briefing incidiu em características muito próprias das peças de mobiliário da marca: a intemporalidade, durabilidade, funcionalidade e o compromisso estético muito próprio que faz com que a Adico faça parte da memória visual da maioria dos portugueses, ainda que o faça de uma forma quase anónima.

Apesar de a pandemia ter impossibilitado o contacto permanente, o projeto contou com a participação da empresa e dos seus designers, que gentilmente foram introduzindo algumas indicações que puderam aproximar os projetos aos sistemas de produção mais adequados, por exemplo, na seleção de conectores já usados pela Adico e/ou perfis mais ajustados à escala do objeto projetado.

Cada estudante desenvolveu entre dois ou três produtos que se conjugam, mas não dependem entre si, obedecendo a um conjunto de especificidades e constrangimentos determinados pelo briefing, sendo que o principal se prende com a “proibição” de ceder à tentação dos designers de produto: desenhar uma cadeira. Deste modo, os estudantes foram desafiados a apresentar um conjunto de objetos que pretendem acrescentar-se e não competir com os produtos do catálogo Adico.

Devido ao sucesso desta parceria, está em aberto a possibilidade de fomentar novas formas de colaboração com a faculdade.