Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) celebraram, no passado dia 26 de outubro, um acordo de cooperação que vai permitir o acesso à sala de necropsias do INIAV, localizado no polo de Vairão, aos docentes e técnicos de anatomia patológica do ICBAS, bem como aos estudantes do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária (MIMV) e de pós-graduação.

Este protocolo vai permitir aumentar o número de necropsias realizadas pelos estudantes do MIMV em animais de grande porte, particularmente equinos, com condições infraestruturais e de equipamento privilegiadas, oferecidas pelas instalações do INIAV.

“Com este protocolo fortificaremos uma atividade essencial à aprendizagem que paralelamente continuará a ocorrer em condições de campo, em resposta aos pedidos de colegas médicos veterinários, e graças ao esforço da equipa de necropsias do Laboratório de anatomia patológica veterinária do ICBAS”, explica a direção do MIMV do ICBAS.

O protocolo foi assinado pelo presidente do INIAV, Nuno Boavida, e pelo diretor do ICBAS, Henrique Cyrne Carvalho (à direita). (Foto: Abigail Baptista/ICBAS)

Os patologistas do INIAV que intervenham no ensino tutorado dos estudantes contarão com o apoio científico dos docentes do ICBAS no desenvolvimento de projetos de investigação.

O ICBAS disponibiliza-se igualmente para colaborar com o INIAV na realização de análises histopatológicas ou exames complementares de diagnóstico, para obtenção ou aprofundamento do diagnóstico final.