Dos 9787 estudantes colocados na 2ª fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior, 449 têm como destino as 52 licenciaturas e mestrados integrados da Universidade do Porto. Os dados foram divulgados esta quinta-feira, pelo Ministério da Ciência e Ensino Superior.

Depois de ter preenchido 100,5% das vagas disponíveis na 1.ª fase do concurso nacional, a U.Porto partiu para esta segunda fase com 356 vagas por ocupar, resultado da soma das vagas que não foram preenchidas na 1.ª fase (62) e daquelas que, tendo sido preenchidas, acabaram por ser libertadas por falta de inscrição / matrícula dos candidatos selecionados. A estas somam-se ainda 120 vagas libertadas em consequência da recolocação – noutras instituições/cursos – de estudantes colocados na Universidade na 1.ª fase.

Entre os cursos da U.Porto que tiveram mais colocados nesta 2.ª  fase do concurso, destacam-se as licenciaturas em Direito (26) da Faculdade de Direito (FDUP), Ciências de Engenharia – Engenharia de Minas e Geoambiente (23) da Faculdade de Engenharia (FEUP), Criminologia (20) da FDUP, Biologia (19) da Faculdade de Ciências (FCUP), Gestão (19) da Faculdade de Economia (FEP), e Ciências da Educação (18) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP). Por preencher ficaram apenas 27 vagas, distribuídas pelas licenciaturas em Química (15) e Engenharia Geoespacial (12) da FCUP.

Já o Mestrado Integrado em Bioengenharia da FEUP registou a nota de entrada – do último colocado – mais alta do país (195,8 valores). No “top” dos cursos da U.Porto com as médias mais altas de entrada nesta 2.ª fase do concurso incluem-se ainda os mestrados integrados em Medicina da Faculdade de Medicina (FMUP)e Engenharia e Gestão Industrial da FEUP (192,8), ambos com 192,8 valores como nota do último colocado.

De resto, pertencem à U.Porto quatro dos cinco cursos com as notas de entrada mais altas na 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso 2020/2021. A lista é fechada pela Mestrado Integrado em Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), com 192,2 valores.

Os estudantes agora colocados devem proceder à matrícula e inscrição na Universidade do Porto, entre 15 e 18 de setembro, através do portal disponibilizado este ano para o efeito.

U.Porto mantém liderança

Recorde-se que a Universidade do Porto voltou a liderar este ano a tabela dos cursos com as classificações de entrada mais elevadas da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2020/2021, colocando três cursos – Engenharia e Gestão Industrial, Bioengenharia (ambos da FEUP) e Medicina do ICBAS – no “top 5” da lista.

A U.Porto registou ainda a maior taxa de procura a nível nacional, tendo mesmo colocado mais estudantes (4715) do que as vagas disponíveis (4691) na 1.ª fase do concurso, graças às vagas adicionais criadas para resolver situações de empate e colocação de candidatos sem classificação final.

De acordo com os dados agora divulgados, na 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior foram colocados 9784 estudantes. No conjunto da primeira e segunda fases, são já cerca de 54 mil os novos estudantes que ingressaram no ensino superior, mais 16% face a 2019.

A terceira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2020/2021 decorre de 22 a 26 de outubro.