Dos 9478 estudantes colocados na 2ª fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior 2022/2023, 418 têm como destino as 55 licenciaturas e mestrados integrados da Universidade do Porto. Os dados foram divulgados esta sexta-feira, pelo Ministério da Ciência e Ensino Superior (MCTES).

Depois de ter preenchido 4626 vagas na 1.ª fase do concurso nacional, a U.Porto partia para esta segunda fase com 369 vagas por ocupar, resultado da soma das vagas que não foram preenchidas na 1.ª fase (48) e daquelas que, tendo sido preenchidas, acabaram por ser libertadas por falta de inscrição / matrícula dos candidatos selecionados. A estas somavam-se ainda 113 vagas libertadas em consequência da recolocação – noutras instituições/cursos – de estudantes colocados na Universidade na 1.ª fase.

Entre os cursos da U.Porto que tiveram mais colocados nesta 2.ª fase do Concurso, destaca-se o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (29) e a Licenciatura em Economia (28). Seguem-se as licenciaturas em Criminologia (17), Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e Direito (ambas com 16 colocados).

Por preencher ficaram apenas 64 vagas, distribuídas por cinco licenciaturas: Química (21), Engenharia Agronómica (15), Engenharia Geoespacial (15), Engenharia de Minas e Geo-Ambiente (7) e Física (6).

U.Porto domina as médias mais altas

À semelhança do que aconteceu na 1.ª fase do concurso, a Universidade do Porto volta a liderar a tabela dos cursos com as mais altas notas de entrada no Ensino Superior em Portugal. De resto, são da U.Porto os quatro cursos com a nota de acesso mais elevada no país,.

O Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina (FMUP) é aquele que regista a nota de entrada – do último colocado – mais alta (195,7 valores). Seguem-se a Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial (191,8), o Mestrado em Medicina do ICBAS (191,8) e o Mestrado Integrado em Arquitetura (190,0). Às portas do “top 5” destaca-se ainda a licenciatura em Bioengenharia (188,8).

Nota ainda para as três novas licenciaturas criadas pela U.Porto este ano letivo com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que, tal como havia acontecido na 1.ª fase, voltam a preencher a totalidade das vagas a concurso.

Com duas vagas preenchidas, a licenciatura em Desenho  foi a que registou a média de entrada mais alta (184,5 valores) entre os novos cursos da Universidade. Já as licenciaturas em Matemática Aplicada (3 vagas ocupadas) e Literatura e Estudos Interartes (10 vagas ocupadas) registaram como nota de candidatura do último colocado 156,5 e 149,6 valores, respetivamente.

Os estudantes agora colocados na Universidade do Porto devem matricular-se entre as 10h00 desta sexta-feira, 30 de outubro, e as 16h30 de segunda-feira, 3 de outubro.

À semelhança do que aconteceu na 1.ª fase, as matrículas decorrem exclusivamente através da Internet, no site www.up.pt/matriculas.

A U.Porto preencheu mais de 5000 vagas nas duas primeiras fases do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2022/2023. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Liderança reforçada a nível nacional

Recorde-se que a Universidade do Porto voltou este ano a dominar o topo da tabela dos cursos com as mais altas notas de entrada da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2022/2023, tendo colocado três cursos – Medicina do ICBAS, Engenharia e Gestão Industrial e Medicina da FMUP – no “top 5” da lista e cinco entre os 10 com a nota de acesso mais elevada.

A U.Porto registou ainda a mais alta nota média de entrada (166,9 valores) a nível nacional. Para tal, contribuíram, por exemplo, os sete estudantes que ingressaram na Universidade com média de candidatura de 20 valores.

De acordo com os dados agora divulgados pelo MCTES, foram então colocados 9478 estudantes na 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. No conjunto da primeira e segunda fases, são já 51.173 os candidatos que ingressaram este ano letivo no ensino superior em Portugal.

A terceira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2022/2023 decorre de 7 a 11 de outubro.