A Universidade do Porto vai disponibilizar 4173 vagas para os seus 52 cursos de licenciatura e mestrado integrado, ao abrigo do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior Público 2020/2021, cujo arranque está marcado para o próximo dia 7 de agosto.

De acordo com os dados que acabam de ser revelados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), através da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), a U.Porto terá mais 142 vagas disponíveis do que no presente ano letivo.

A Universidade do Porto é mesmo a instituição de ensino superior público onde se verifica um maior aumento de vagas face a 2019/2020. Seguem-se, a larga distância, a Universidade Nova de Lisboa (mais 79 vagas), a Universidade do Minho (mais 42 vagas), a Universidade de Coimbra (mais 27 vagas) ou a Universidade de Lisboa (mais 5 vagas).

Para o aumento verificado na U.Porto, contribuem em grande parte os cursos da Faculdade de Engenharia (FEUP), responsável por mais de 75% (110) das novas vagas oferecidas pela Universidade. O destaque vai para os mestrado integrados em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia (FEUP), cada qual com 30 novas vagas, logo seguidos do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (mais 25 vagas), do Mestrado Integrado e Engenharia e Gestão Industrial (15) e do Mestrado Integrado em Bioengenharia (10).

Nota também para o reforço de vagas nas licenciaturas em Gestão da Faculdade de Economia (26), Línguas e Relações Internacionais da Faculdade de Letras (9) e Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências (7).

Medicina lidera nos cursos. Engenharia nas faculdades

Entre os cursos da U.Porto com mais vagas disponíveis, destaca-se o Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina (FMUP), com 245. Neste “clube 200” entram também a licenciatura em Economia da Faculdade de Economia (FEP) e o Mestrado Integrado Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP, com 208 e 230 lugares abertos, respetivamente.

Já numa análise por faculdade, os 10 cursos da Faculdade de Engenharia  voltam a ser os que contribuem com mais vagas para as contas da U.Porto.

Seguem-se as faculdades de Ciências (661 vagas para 12 cursos), Letras (633 vagas/13 cursos), Economia (366 vagas/dois cursos), Medicina (245/um curso), ICBAS (242 vagas/três cursos), Direito (187 vagas/dois cursos), Farmácia (175 vagas/um curso), Psicologia e Ciências da Educação (154 vagas/dois cursos), Belas Artes (138 vagas/dois cursos), Desporto (123/um curso), Arquitetura (117 vagas/um curso), Medicina Dentária (70 vagas/um curso) e de Ciências da Nutrição e Alimentação (65 vagas/um curso).

No total, as instituições de ensino superior universitário e politécnico públicas nacionais vão abrir 51408 vagas para CNAES 2020/2021, mais 548 (1%) do que no ano anterior. A U.Lisboa é a instituição com mais lugares disponíveis (7248), seguida da U.Porto (4173), da U.Coimbra (3284), da U.Minho (2869) e do Instituto Politécnico do Porto (2861).

O Mestrado Integrado em Medicina da FMUP volta a liderar a lista dos cursos com mais vagas disponíveis. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Recorde-se que, para o presente ano letivo, a U.Porto preencheu todas as 4.031 vagas disponibilizadas no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Destas, 99,8% foram preenchidas logo na 1.ª fase do concurso.

Pertenceram também à U.Porto a mais alta nota média de entrada – 161,2 valores para a classificação média ponderada do último colocado -, e três dos cinco cursos superiores com as mais altas notas de entrada: Bioengenharia (186,5 valores), Engenharia e Gestão Industrial (186,5) e Medicina, do ICBAS (185,0).

Como realizar a candidatura?

A candidatura ao CNAES deve ser apresentada através do sistema online disponibilizado no sítio da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).

A 1.ª fase de candidaturas tem lugar entre 7 e 23 de agosto. Seguem-se mais duas fases, a decorrer de 28 de setembro a 9 de outubro (2.ª fase) e de 22 a 26 de outubro (3.ª fase),

Para retirar dúvidas e apoiar os candidatos em todo o processo, a U.Porto dispõe, tal como nos anos anteriores, de um Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES), que estará em funcionamento de 7 a 26 de agosto, de segunda a sexta-feira, entre as 9h30 e as 12h30 e das 14h00 às 17h00.

De forma a garantir as regras de segurança de combate à Covid-19, o atendimento será assegurado via telefone, através do número 220 408 237, e/ou via email ([email protected]). Para questões relacionadas com o preenchimento do formulário online, o GAES-UP disponibiliza ainda um serviço de atendimento via chat / WhatsApp, no mesmo horário, através do número: 96 603 52 48.

Para os candidatos detentores de habilitação estrangeira e candidatos ao abrigo de contingentes e regimes especiais (que exigem comprovação documental das respetivas condições), está igualmente prevista uma modalidade de atendimento presencial. Nestes casos, o atendimento será realizado no edifício da Reitoria (Praça Gomes Teixeira, 4099-022 Porto) – das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h45 – e está sujeito a marcação prévia, através de uma plataforma criada para o efeito.

Para mais informações sobre a oferta formativa da U.Porto e sobre o processo de candidatura, pode consultar o site da Universidade do Porto.