A Universidade do Porto vai novamente aumentar o número de vagas disponíveis no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Serão 40 novas oportunidades para ingressar na U.Porto, num total de 4.644 vagas abertas este ano para as 55 licenciaturas e mestrados integrados da instituição.

Este seria mesmo o maior número de vagas que a Universidade do Porto apresenta desde sempre no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, salvo o aumento extraordinário de vagas ocorrido no final do processo de candidaturas do ano passado, em resposta ao aumento considerável de candidatos no país.

O novo recorde de vagas faz-se à conta de 10 cursos que alteram o número vagas em relação ao ano passado: Matemática Aplicada da FCUP (mais 15 vagas, passando para 55), Engenharia Mecânica da FEUP (10 novas vagas, num total de 210), Línguas e Relações Internacionais da FLUP (mais 10 vagas, 76 no total), Línguas Aplicadas da FLUP (mais 8, num total de 60), Bioengenharia da FEUP (mais 6 vagas, 98 no total), Engenharia e Gestão Industrial da FEUP (mais 4 vagas, 111 no total), Medicina Veterinária do ICBAS (mais 2 vagas, 63 no total), Engenharia Informática e Computação da FEUP (mais 1 vaga, 284 total) e Medicina Dentária da FMDUP (mais 1 vaga, para um total de 66 vagas).

Em sentido contrário, a licenciatura de Direito da FDUP terá uma redução de 17 vagas no Concurso Nacional de Acesso deste ano, passando a apresentar 155 vagas contra as 172 disponibilizadas no ano passado. O mesmo acontece com a licenciatura de Engenharia e Biotecnologia Florestal (menos 26 vagas, agora com 15), com sede administrativa na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e lecionado em conjunto com a FCUP.

Contingente prioritário para estudantes carenciados

Todos estes dados foram divulgados hoje pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com o anúncio da lista completa de vagas no Concurso Nacional de Acesso 2023, uma lista com um total de 54.733 vagas disponíveis nas universidades e politécnicos nacionais, registando um crescimento de 372 vagas em relação ao ano anterior.

A Universidade do Porto é a segunda instituição nacional com o maior de vagas disponibilizadas, apenas precedida pela Universidade de Lisboa (7.424 vagas), mas é o Instituto Politécnico do Porto que regista a maior subida do ano, com um total de 3.183 vagas, mais 111 do que em 2022.

No entanto, estes dados referem-se apenas ao contingente geral do Concurso Nacional de Acesso. Como é destacado pelo próprio ministério, as instituições nacionais têm ainda quase vagas 25.000 vagas adicionais para fixar nos regimes especiais e concursos especiais de acesso, como são os casos dos estudantes maiores de 23 anos, estudantes internacionais, funcionários portugueses de missão diplomática portuguesa no estrangeiro, praticantes desportivos de alto rendimento e outros.

Adicionalmente, o Concurso Nacional de Acesso deste ano terá pela primeira vez um contingente prioritário para estudantes carenciados economicamente, de forma a “promover a equidade e as oportunidades de mobilidade social”. Todos os cursos da Universidade do Porto – e a grande maioria dos cursos do Ensino Superior – irão disponibilizar 2% de vagas (ou 2 vagas nos cursos com menos de 100 no total) para candidatos beneficiários de ação social escolar.

O processo de candidatura a este contingente especial realiza-se precisamente da mesma forma como o contingente geral do Concurso Nacional de Acesso, tendo apenas de eleger na candidatura online a escolha deste contingente.

Note-se ainda que, também a partir do próximo ano letivo, os novos e atuais estudantes das cinco licenciaturas da U.Porto financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (Desenho da FBAUP; Engenharia Agronómica, Inteligência Artificial e Ciência de Dados e Matemática Aplicada da FCUP; Literatura e Estudos Interartes da FLUP) vão poder beneficiar de novas bolsas de estudo e de mérito.

Receção dos Novos Estudantes da U.Porto 2022/2023 (Foto: U.Porto)

Novo calendário no Acesso ao Ensino Superior

Esta está longe de ser a única novidade no Concurso Nacional de Acesso de 2023. Desde logo, a própria divulgação da lista de vagas foi antecipada no tempo para, de acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, “contribuir para uma melhor integração e para o sucesso académico dos novos estudantes”.

Mas todo o calendário das candidaturas ao Ensino Superior será este ano antecipado, garantindo um período mínimo de 15 dias de intervalo entre o anúncio dos colocados da 1.ª fase do concurso e o início das aulas e que todas as três fases do concurso terão os resultados respetivos publicados ainda no mês de setembro.

Assim, este ano, a apresentação da candidatura à 1.ª fase do concurso nacional realiza-se de 24 de julho e 7 de agosto, com a lista de colocados a ser publicada a 27 de agosto, data após a qual os estudantes devem matricular-se na respetiva instituição de ensino até ao dia 30 de agosto.

Na 2.ª fase do concurso, as candidaturas devem ser apresentadas de 28 de agosto a 5 de setembro e os resultados serão publicados a 17 de setembro. Já a 3.ª fase tem candidaturas abertas de 22 a 25 de setembro, com os respetivos resultados a serem conhecidos a 30 de setembro.

Como vem sendo habitual nos últimos anos, as candidaturas realizam-se exclusivamente através da internet, no sítio da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).