A U.Porto terminou a primeira fase do Concurso Nacional de Acesso com uma das mais altas taxas de preenchimento de vagas do país (99,8%). (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

A Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) revelou esta quarta-feira o número de vagas disponíveis para a 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2019/2020, que decorre até sexta-feira, dia 20 de setembro. Entre elas destacam-se as 282 vagas que estão ainda por ocupar em 46 licenciaturas e mestrados integrados da Universidade do Porto

Os números agora revelados englobam maioritariamente as vagas que não foram preenchidas na 1.ª fase e aquelas que, tendo sido preenchidas, acabaram por ser libertadas por falta de inscrição / matrícula dos candidatos selecionados.

O curso da U.Porto com mais vagas disponíveis (20) é a nova licenciatura em Engenharia Geoespacial da Faculdade de Ciências, único curso que não tinha preenchido a totalidade das vagas na 1.ª fase. Seguem-se na lista (ver abaixo) as licenciaturas em Direito (19 vagas por ocupar), Filosofia, (15), Economia,  (14), Artes Plásticas, Psicologia e Sociologia (11).

Não abrem vagas para esta 2.ª fase do Concurso Nacional os cursos de Bioengenharia, Ciências de Engenharia – Engenharia de Minas e Geo-Ambiente, Ciências do Desporto, Engenharia do Ambiente, Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Medicina (da Faculdade de Medicina).

Recorde-se que a Universidade do Porto terminou a primeira fase do Concurso Nacional de Acesso com uma das mais altas taxas de preenchimento de vagas do país (99,8%), registando 4.024 estudantes colocados para as 4.031 vagas disponibilizadas. Pertenceram também à U.Porto a mais alta nota média de entrada – 161,2 valores para a classificação média ponderada do último colocado -, e três dos cinco cursos superiores com as mais altas notas de entrada deste ano: Bioengenharia (186,5 valores), Engenharia e Gestão Industrial (186,5) e Medicina, do ICBAS (185,0).

As candidaturas à 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior arrancaram a 9 de setembro e terminam esta sexta-feira, 20 de setembro.

Lista de vagas disponíveis

Faculdade de Arquitetura