Como se estão a preparar os gestores dos hospitais ou os especialistas em saúde pública? Qual o potencial da relação entre a saúde e a inteligência artificial? E quem produz as linhas orientadoras das grandes sociedades clínicas mundiais? Estas e outras questões serão discutidas na 5.ª edição do Fórum do Outono, que se realiza no dia 23 de novembro, na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP).

Organizado anualmente pelo INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, este evento conta, pela primeira vez, com a colaboração do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e vai focar-se no panorama atual da tecnologia de inteligência artificial aplicada à saúde.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e a Ministra da Saúde, Marta Temido, são dois dos nomes confirmados no evento, que contará também com a participação de representantes de instituições e empresas ligadas à área da saúde, para participar numa discussão assente no futuro da inteligência artificial e a saúde.

“Esta é uma área em que quer o INESC TEC quer o ISPUP têm várias contribuições relevantes e uma elevada atividade de investigação, desenvolvimento e inovação. Ao promover uma relação mais próxima entre os vários intervenientes do ecossistema nacional de tecnologias para a saúde, conseguem-se contribuições de elevado impacto para a sociedade. Esta é uma área fundamental para o futuro de toda a humanidade. No INESC TEC, por exemplo, já trabalhamos em tecnologias para auxiliar os profissionais de saúde no tratamento de seis dos cancros mais incidentes a nível mundial, sendo eles o cancro da mama, pulmão, colorretal, estômago, colo do útero e esófago”, defende Miguel Coimbra, investigador do INESC TEC e docente na Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP).

O Fórum do Outono é um espaço de discussão pública de temas relevantes e atuais da sociedade, quer do ponto de vista da economia, quer das políticas públicas, em particular aqueles que são fortemente influenciados pela ciência e tecnologia.

O programa completo já está disponível e a participação no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição.