De 20 a 25 de julho, as Noites no Pátio do Museu fazem-se de escultura, poesia, cinema documental, teatro e segredos. Segredos que as plantas sabem guardar. E nós sabemos escutar. Quer saber mais? É subir a bordo desta “arca” das artes com partida do Pátio do Polo Central (à Reitoria) do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP)! A viagem é gratuita e segura, embora possa correr o risco de atracar em lugares desconhecidos. Obrigatório mesmo é reservar o lugar.

Dia 20 de julho, às 21h00, vamos assistir a um documentário sobre Volker Schnüttgen, o artista alemão que em 2021 completa 60 anos de vida e 35 de atividade artística.

Foi para assinalar esta data que as Galerias da Casa Comum acolheram, no início do ano, a exposição Da Pedra: Experiências Técnico-Poéticas de um Escultor, com uma visão transversal do percurso artístico deste alemão radicado em Portugal há mais de 30 anos. Apaixonou-se pela pedra Lioz e foi ficando, para conhecer todas as outras pedreiras do país.

Após a exibição do documentário, Volker Schnüttgen estará à conversa com a curadora da exposição, Helena Mendes Pereira e os realizadores Bárbara Forte e Manuel Costa.

Volker Schnüttgen durante a montagem da exposição «Da Pedra: Experiências Técnico-Poéticas de um Escultor». (Foto: U.Porto)

Na noite de 21 de julho, vamos espreitar o Herbário da U.Porto e conhecer alguns dos seus segredos. Partilhar histórias que só as plantas nos podem contar. Há um património de 22.000 espécimes de briófitas (musgos, hepáticas e antocerotas) para descobrir, colhidas desde 1837 por mais de 60 coletores diferentes. As protagonistas da sessão desta noite resultam de expedições de campo realizadas em Portugal entre 2002 e 2015.

Que histórias estão por trás destes espécimes e qual a sua importância para o conhecimento científico? Helena Hespanhol, colaboradora do MHNC-UP e investigadora do CIBIO-InBIO conta-lhe tudo! Venha connosco abrir os Pacotes de Herbário: Das expedições de campo do séc. XXI aos espécimes de briófitas do MHNC-UP.

Na noite de 22 de julho, a poesia dita está, então, de regresso. Vamos dar a Ouvir 59 minutos de imersão poética com Emanuel Madalena. Numa iniciativa com programação e curadoria da Porto Editora, este é um desafio para uma experiência imersiva. Das paredes do edifício da Reitoria vai fazer-se ouvir a voz do poeta. A quem aceitar participar, basta que entre, escolha uma almofada, assuma a condição de viajante e se deixe ir. O resto é connosco.

Abre a sessão uma narrativa sonora composta na FEUP e depois o palco pertence a Emanuel Madalena. No final, acendem-se algumas luzes, para à voz se atribuir um corpo e outras palavras soltas, numa conversa entre o poeta e Fátima Vieira, Vice-Reitora com o pelouro da Cultura da U.Porto.

Mestre em Ciências da Comunicação pela U.Porto, Emanuel Madalena publicou recentemente o seu primeiro livro, Sob a forma do silêncio. (Foto: DR)

Faz-se de missangas no cabelo, cores exóticas, músicas tribais e olhares que se espraiam na planície o documentário que lhe sugerimos na noite de sábado, 24 de julho. É a “história de Cabo Verde com pessoas”.

O estudo de uma das populações humanas mais miscigenadas do planeta, a do arquipélago de Cabo Verde, explica quais os mecanismos genéticos responsáveis pela pigmentação dos olhos e da pele. Alguns dados permitiram também a reconstrução da história da colonização do arquipélago.

Um casamento no Atlântico é o documentário que acompanha o trabalho de Jorge Rocha, investigador do CIBIO-InBIO e professor da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP).

“Um Casamento no Atlântico” | As Novas viagens philosophicas.

Iniciada no passado dia 6 de julho, a mais recente edição das Noites no Pátio do Museu vai prolongar-se até agosto com mais de 20 sessões de poesia, performance, música, cinema, debate, entre outras propostas (confira a programação completa). As sessões decorrem de terça a quinta-feira e ao fim-de-semana, sempre a partir das 21h00.

O programa completo pode ser consultado  aqui.

A entrada para todos os eventos é livre, mas sempre sujeita a marcação prévia no portal Eventbrite.