Sentados nas secretárias ou anfiteatros, e já com algum cansaço a notar-se após a primeira hora de matéria, os estudantes mal sabiam que esta aula de 90 minutos não seria igual às outras. É aí que os professores convidam o instrutor do Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) a entrar na sala de aula, para que os seus estudantes realizem uma breve pausa de 5 minutos, recheada de alongamentos e exercícios de ativiação muscular. Há música ambiente no ar. É hora da Pausa Ativa!…

O projeto piloto, que arrancou na primeira semana de março nas faculdades de Medicina (FMUP) e Farmácia (FFUP) e no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), tem como objetivo “ despertar os estudantes para a importância da atividade física”. Ao mesmo tempo, procura-se “ajudá-los no aumento da sua capacidade de se manterem focados nas aulas de 90 minutos”, explica Joana Carvalho, pró-reitora da Qualidade de Vida e Desporto da U.Porto e impulsionadora do projeto.

“Com esta quebra na aula ou nos estudos, o estudante quando regressa à aula já está mais ativo e com maior disposição para continuar a aprender“, realça a responsável.

Mais atenção e boa disposição nas aulas

Daniel Pozza, professor da Faculdade Medicina, realçou que a aceitação por parte dos estudantes foi bastante positiva reforçando que “após as pausas em três aulas desta semana foi possível verificar um aumento do rendimento das aulas, tanto ao nível de atenção por parte dos estudantes, como na boa disposição para continuarmos a trabalhar, sem esquecer dos benefícios para a saúde”.

Além do foco e atenção, a preocupação desta Pausa Ativa passa também pela promoção de comportamentos posturais mais corretos. “Os estudantes passam muito tempo sentados nas secretárias e nos computadores, adotando posturas erradas que esperamos contrariar através desta Pausa”, projeta Joana Carvalho.

Como esta Pausa Ativa envolve toda a turma num momento descontraído, “é também por isso uma boa forma de ajudar no convívio entre todos os estudantes contribuindo para uma melhor socialização”, conclui a pró-reitora.

Recorde-se que o CDUP-UP desenvolve este projeto junto dos colaboradores da U.Porto desde fevereiro de 2019, sendo já um sucesso em nove faculdades e na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto.