O Porto Pianofest está de volta à Universidade Porto e desta vez com uma novidade. Pela primeira vez, o Festival vai proporcionar concertos dedicados a toda a família. Os músico internacionais vão espalhar-se por diferentes espaços da cidade para  conduzir masterclasses, conferências e, claro, dar muitos concertos.  No edifício histórico da Reitoria da U.Porto, os recitais estão marcados para os dias 2, 3 e 7 de agosto, sendo este último dia dedicado às famílias.

O Hoja del Lunes, de Madrid, diz que se trata de um “dos grandes pianistas espanhóis da sua geração”. Mantendo a tradição dos recitais que oferece no Porto Pianofest, José Ramón Méndez apresenta-se em concerto a solo, integrado no ciclo Grandes Mestres. A cada ano, este pianista traz na bagagem programas líricos e virtuosísticos, focando as suas escolhas nos compositores da idade dourada do piano. Vamos poder ver e ouvir um programa com obras de Ravel, Rachmaninoff, Chopin, Haydn, Szymanowski, e Granados.

Este primeiro concerto acontece dia 2 de agosto, no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto, às 19h30. O preço do bilhete é de 10 euros.

Jean Saulnier e José Ramón Méndez (da esquerda para a direita). (Foto: DR)

Dia 3 de agosto, também às 19h30 e no mesmo local, sobe ao palco a  sensibilidade e o virtuosismo de Jean Saulnier. Original do Canadá, este recitalista, camerista e professor tem uma larga experiência tanto no repertório solo quanto no de música de câmara. Participante do Festival desde 2018, Jean Saulnier traz um programa a solo de Debussy, Rameau, Brahms e a obra-prima de Schumann, Kreisleriana Op.16. O preço do bilhete também é de 10 euros e no final dos dois concertos será servido um Porto de Honra.

Concertos para toda a família

A grande novidade desta edição chega dia 7 de agosto. Pela primeira vez, o Porto Pianofest apresenta não um, mas dois concertos dirigidos a famílias. É isso, pais e filhos, todos juntos, desta vez na Casa Comum.

O primeiro espetáculo acontece às 10h30 e o segundo às 12h00. Os concertos terão a duração aproximada de 40 minutos e pretendem entusiasmar os mais novos com o universo da música e familiariza-los com os concertos. O preço será de 5 euros por família.

Recorde-se que a U.Porto é parceira do Porto Pianofest desde a primeira edição, em 2016. Fundado em 2016 pelo pianista Nuno Marques, atualmente radicado em Nova Iorque onde desenvolve a sua carreira e dirige o festival, e pela pianista-compositora americana Mariel Mayz, o evento tem como objetivo cultivar o diálogo artístico internacional e ser um elemento agregador do universo cultural do Porto.

Uma das particularidades que Mariel Mayz salienta, dos concertos apresentados na Reitoria da U.Porto, é a proximidade entre os artistas e o público, fazendo deste “um dos espaços mais intimistas do festival”.