James Kakalios utiliza os conceitos da física para explicar os superpoderes dos heróis de BD. (Foto: DR)

Como é que o Homem Aranha consegue saltar por entre os prédios de Nova Iorque? Como se explica a capacidade do Super-Homem voar entre pássaros e aviões? O que é que o Magneto (vilão dos X-Men) nos pode ensinar sobre eletricidade? Estas são algumas das “super-perguntas” a que o norte-americano James Kakalios, professor de Física e autor do livro “The physics of superheroes” (“A Física dos super-heróis”), vai responder nos próximos dias 11 e 12 de julho, durante as apresentações abertas a toda a comunidade académica e que contarão com a presença especial de jovens que participam na Universidade Júnior 2013.

Professor de Física na Universidade do Minnesota, James Kakalios, é conhecido pelo grande público como o autor do livro “The physics of superheroes”. Nesta obra, o autor utiliza os conceitos da física – como a termodinâmica, a mecânica quântica, ou a teoria das cordas – para conhecer e explicar os superpoderes de heróis de Banda Desenhada como o Homem-Aranha, o Super-Homem, o Quarteto Fantástico, os X-Men, entre muitos outros.

No livro, o investigador verifica ainda a possibilidade científica da existência das personagens e da “veracidade” de algumas histórias do mundo dos super-heróis. Além de professor e autor, Kakalios trabalhou também  como consultor para filmes como “Watchmen” e “The Amazing Spider-Man”.

Estas serão então algumas das curiosidades que prometem marcar presença já no dia 11, quinta-feira, às 14h30, a Faculdade de Desporto, palco para a primeira conferência que James Kakalios dará na Universidade do Porto. A segunda terá lugar no auditório Ferreira da Silva, Faculdade de Ciências, na sexta-feira, dia 12 de julho, às 10h30. Ambas as conferências são de entrada livre a todos os interessados.

A iniciativa conta com o apoio da Universidade do Porto e da Embaixada dos Estados Unidos em Portugal.