São duas bandas do Porto, que representam duas gerações de músicos com raízes no rock, mas com expressões divergentes e é, precisamente, essa diversidade que se pretende explorar, para um público que, espera-se, seja também heterogéneo.  Silly Boy Blue e Sadhäna tocam a 12 de novembro, às 21h30, na Casa Comum (à Reitoria) da Universidade do Porto.

Uma homenagem aos “Philippe Petits deste mundo”

Silly Boy Blue era originalmente o singer-songwriter Miguel Machado Vaz. Depois de fazer parte da compilação Novos Talentos Fnac (2016), gravou, com a ajuda de alguns amigos, o disco Man on Wire. O compositor considera que o disco “transmite uma melancolia sexy como a Kate Moss”, para além de prestar “homenagem a todos os Philippe Petits que se tentam superar sem encontrarem um motivo para tal”.

Philippe Petit é um equilibrista francês, que ficou famoso pela sua caminhada ilegal entre as Torres Gêmeas em Nova York, através de um cabo de aço suspenso, em Agosto de 1974. A aventura inspirou um filme, que se chama, precisamente, Man on Wire, de James Marsh.

O álbum foi apresentado no Passos Manuel. Entretanto o projeto evoluiu para o formato banda, contando agora com Ricardo Vale na guitarra, Pedro Félix no baixo e António Carvalho na bateria. Para além de alguns temas do álbum Man on Wire, também irão apresentar novas propostas.

A importância de estabelecer um objetivo

O termo sânscrito sadhana — derivado de sadh , chegar ao objetivo — pode ser traduzido como “meio para a realização”. Estabelecendo objetivos e através de uma disciplina rigorosa, trata-se de uma prática espiritual de aperfeiçoamento. A mente foca-se num caminho para alcançar a iluminação e benefícios a todos.

Sadhäna vai buscar a inspiração a bandas rock contemporâneas para tornar o rock mais familiar aos ouvidos das gerações mais jovens. É constituída por Lourenço Valdez (guitarra e voz), Tiago Vaz (bateria) e João Vaz (baixo) e tem como projeto atual a gravação de um EP com três músicas.

O single Nightclub Romance será lançado digitalmente no dia do concerto.

Os “Sadhana” serão os primeiros a atuar na noite de 12 de novembro. (Foto: DR)

“Family Pet Sounds” porquê?

God Only Knows e Wouldn’t It Be Nice… soa familiar, certo? O álbum chamava-se Pet Sounds e foi lançado em 1966 pelos Beach Boys. Eram “os sons de estimação” do produtor, Brian Wilson, que tocava com os irmãos Carl e Dennis Wilson, o primo Mike Love e o amigo Al Jardine.

Ora Silly Boy Blue e Sadhäna são duas bandas que têm como mentor e compositor, respetivamente, Miguel Machado Vaz e Tiago Vaz. que, para além de representarem as duas gerações de músicos, também são primos. Daí o trocadilho com o álbum dos “rapazes da praia”.

A entrada é livre, mas sujeita à lotação da sala.