De 2 a 5 de abril, mais de 40 participantes pensam a construção das escolas do futuro.

Tema de inúmeras solicitações a arquitectos e designers, a construção da “Escola Ideal” vai estar em estudo na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP). De 2 a 5 de abril, mais de 40 participantes, entre estudantes, professores e profissionais de arquitetutra, pensam o espaço escolar, o seu impacto nas práticas pedagógicas e a sua envolvência num workshop e num ciclo de conferências abertas a toda a comunidade.

Ao longo dos quatro dias em que decorre o workshop (que ocupará o período entre as 9 e as 18 horas), os trabalhos vão dividir-se em “temas”, delimitando o desenvolvimento dos trabalhos no tempo. Começa-se com a identificação do lugar (o reconhecimento do espaço); a elaboração de um programa de intervenção (a organização do espaço); a proposta de transformação (representação do espaço); e, por fim, o modelo de comunicação (ao qual corresponde a construção do espaço). O encerramento de cada dia far-se-á com uma apresentação (por grupo) de um painel síntese, com as ideias gerais elaboradas durante o dia.

Às 18h30, uma conferência sobre o tema do dia junta novamente os participantes, sendo esta atividade aberta à participação de todos os interessados. Luiza Cortesão, Maria Milano, Desirée Pedro , Barbara Bogoni e Chiara Rapaccini são alguns dos nomes convidados para estas conferências.

Com a publicação do trabalho “O Espaço da Escola” em 2011, o tema do espaço escolar tem vindo a ser objeto de um esforço de investigação que tem como objetivo caraterizar as possíveis orientações para a construção das escolas do futuro.

Enquadrado por trabalhos desenvolvidos no Centro de Estudos da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto que deram resposta a solicitações dos Municípios do Porto e de Matosinhos, com vista a apoiar a elaboração das respetivas Cartas Educativas, este trabalho de investigação centra-se agora sobre o desafio de estudar formas espaciais e elementos de suporte à didática que permitam tornar mais profícua a relação do espaço escolar com o sistema de ensino e que perspetivem uma melhor interação da escola com o sistema urbano em que se insere.

“A Escola Ideal” é uma organização conjunta do CIAMH – Centro de Inovação em Arquitetura e Modos de Habitar, Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, Politécnico de Milão – Polo de Mântua, Faculdade de Arquitetura de Siracusa, Faculdade de Arquitetura de Pescara, Universidade José Eduardo dos Santos e Associação de Estudantes da FAUP.