De lupa em riste e com os olhos bem abertos. É desta forma que os visitantes do Jardim Botânico da Universidade do Porto vão percorrer, na tarde do próximo dia 22 de outubro, os mais de quatro hectares do “pulmão verde” da U.Porto, cenário escolhido para um dos Roteiros do Conhecimento 2022, promovidos pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa.

A decorrer entre as 15h00 e as 17h00Um Jardim Nunca Vem Só: A Florestas de Musgos e Líquenes do Jardim Botânico da Universidade do Porto convida os participantes a descobrir os líquenes e os musgos “na infinidade de locais onde surgem”, ao mesmo tempo que desvendam “algumas curiosidades e mitos sobre estes dois grupos biológicos”.

“Estes organismos podem ser tão pequenos e estar tão escondidos que nem damos por eles no meio de um jardim. Por outro lado, são a ‘casa’ ou o ‘jardim’ de outros animais, plantas, algas ou fungos ainda mais pequenos, que os usam como refúgio, alimento, ou até, um jardim onde repousar”, apresenta o MNHC-UP.

A liderar o roteiro estarão Cristiana Vieira, curadora do Herbário do MHNC-UP, Helena Hespanhol e Joana Marques, colaboradoras do MHNC-UP e investigadoras do BIOPOLIS/CIBIO-InBIO.

O ponto de encontro será a entrada do Jardim Botânico da Universidade do Porto (Rua do Campo Alegre, 1191, 4150-181 Porto). A participação é gratuita – ainda que limitada a 20 participantes – mediante inscrição prévia através do e-mail [email protected].