Uma exposição de pinturas inéditas, lançamentos de livros e um prémio para trabalhos multimédia. Estas são apenas algumas das iniciativas que a Universidade do Porto preparou para assinalar o centenário do nascimento do pintor Nadir Afonso (1920-2013), antigo estudante da Escola Superior de Belas Artes do Porto – percursora da Faculdade de Belas Artes (FBAUP) e da Faculdade de Arquitetura (FAUP) da U.Porto – e figura de proa da arte portuguesa do século XX.
A iniciativa tem como epicentro a exposição 100 Anos Nadir, Inéditos, patente, desde o passado dia 8 de outubro, na Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto. Com curadoria de António Quadros Ferreira, a mostra revela publicamente, e pela primeira vez, mais de cem trabalhos de um dos poucos verdadeiros modernistas portugueses.
Com entrada gratuita, a exposição pode ser visitada até 23 de dezembro de 2020, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30, e aos sábados das 15h00 às 18h00. As visitas guiadas devem ser agendadas através do e-mail [email protected]