A 27 de julho haverá visitas noturnas ao edifício da Reitoria da U.Porto e à Torre dos Clérigos (Fotos: Egidio Santos / U.Porto)

Cumprindo a tradição iniciada em 2015, a Universidade do Porto vai promover, ao longo deste ano, um ciclo de “Visitas Guiadas pela História do Porto”, onde os participantes serão convidados a descobrir alguns dos locais mais emblemáticos da cidade e da Universidade na companhia do historiador Joel Cleto.

Composto por seis visitas mensais (ver programa), o ciclo arranca na manhã de 10 de março (sábado, 10h00) com um percurso que inclui paragens na Torre da Marca, jardins do Palácio de Cristal e nas atuais instalações do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e da Faculdade de Farmácia da U.Porto (FFUP).

Em maio, dia 12 (sábado, 15h00), a proposta inclui um passeio até à Foz do Porto à descoberta das avenidas Brasil e Montevideu, com passagem pela Estação de Zoologia Marítima Dr. Augusto Nobre, onde funcionou o primeiro aquário da cidade do Porto.

As viagens serão orientadas pelo historiador Joel Cleto, mestre pela Faculdade de Letras da U.Porto (Foto: Egidio Santos / U.Porto)

O ciclo prossegue depois com duas visitas noturnas. A primeira acontece a 27 de julho (sexta-feira, 21h30) e inclui uma visita ao edifício da Reitoria da U.Porto, seguida de uma subida à Torre dos Clérigos, dois locais ideias para desvendar “as viagens remotas e lendárias da Universidade do Porto”. “Quem vem e atravessa o rio…” é por sua vez o mote do percurso que, a 14 de setembro (sexta-feira, 21h30), vai levar os participantes até à Serra do Pilar, com passagem pelo Observatório Meteorológico / Instituto Geofísico da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP).

Já em outubro, dia 27 (sábado, 15h00), é de arte e natureza que se vai falar entre o Jardim de S.Lázaro e o Parque de Nova Sintra. Pelo meio, será feita a evocação das origens da Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP).

O ciclo encerra a 24 de novembro (sábado, 15h00) com uma viagem pelos Caminhos do Romântico, com direito a paragens no Jardim Botânico do Porto e na Galeria da Biodiversidade

A participação em cada visita custa 9 euros / pessoa, sendo aplicado 10% de desconto para a comunidade U.Porto.

Mais informações/inscrições através do e-mail @[email protected] ou do telefone 220408195.