reitoria_300_200

As obras da cobertura foram determinantes para o atual funcionamento de toda a estrutura ligada à Reitoria. (Foto: DR)

É conhecido pelas suas arcadas, pela escadaria decorada com as obras de Veloso Salgado ou pelo majestoso Salão Nobre. Mas poucos conhecem… a cobertura do Edifício da Reitoria da Universidade do Porto, destino improvável da próxima sessão da iniciativa “Fora de Portas: Engenharia Civil à Mostra”, marcada para a manhã desta sexta-feira, dia 28 de setembro.

Nesta original visita a um dos mais emblemáticos espaços da U.Porto, os participantes terão a oportunidade de conhecer in loco o interior da cobertura do edifício que foi intervencionado para albergar todas as infraestruturas decorrentes da instalação da Reitoria, no início do século XXI.

Antes da visita propriamente dita, haverá espaço para uma palestra conduzida pelo Arquiteto Manuel Maria Reis e pelo Engenheiro Mateus Gomes, responsáveis pelas estratégias de intervenção e manutenção definidas para o edifício ao longo das últimas décadas . Será por isso uma oportunidade única para para perceber as grandes transformações que têm ocorrido na “casa mãe” da U.Porto e  compreender a complexidade de sistemas e subsistemas que fazem parte do edifício.

Recorde-se que as obras da cobertura foram determinantes para o atual funcionamento de toda a estrutura ligada à Reitoria, pois é daí que saem todas as infraestruturas. Do ponto de vista da construção, destaca-se a complexidade da estrutura de madeira, especialmente interessante, não só do ponto de vista estrutural, como estético.

A participação é livre, mediante inscrição prévia. O ponto de encontro será às 10h20, no Átrio da Reitoria da U.Porto (Praça de Gomes Teixeira).

Englobada no programa Pós-Mostra da Mostra da Universidade do Porto 2018, a iniciativa “Fora de Portas: Engenharia Civil à Mostra” resulta de uma organização conjunta entre a Faculdade de Engenharia (FEUP) e a Reitoria da U.Porto, em parceria com a Porto Innovation Hub.

Mais informações aqui.