“O que devemos ensinar aos nossos filhos?” A pergunta faz parte do novo livro de Yuval Norah Harari, o historiador israelita que acaba de publicar “21 Lições para o século XXI”, um livro que aborda os grandes desafios da atualidade e as escolhas que temos pela frente. Entre eles incluem-se “a bioinformática”, a “internet das coisas”, mas também a “computação quântica”, ou não estivesse a Física Quântica na génese de objetos – como o transístor e o laser, há cerca de 60 anos – que estão na base da revolução tecnológica que alterou a nossa vida quotidiana. Atualmente, os conceitos da Física Quântica são a base para a construção dos computadores quânticos e do processamento de informação quântica.

É com isto em mente que o Departamento de Engenharia Física da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai organizar, ao longo dos meses de outubro e novembro, um ciclo de palestras com o objetivo de debater as potencialidades e o futuro da Computação Quântica e da Informação Quântica, bem como a sua viabilidade na sociedade do futuro.

Há muito que a comunidade científica acredita que os computadores quânticos são o futuro, e apesar de estarem numa fase embrionária, sabe-se que há várias empresas de renome que começam a apostar no desenvolvimento deste tipo de tecnologia.  Nos últimos 30 anos, os físicos aprenderam a manipular com uma crescente precisão sistemas quânticos individuais (fotões, eletrões, neutrões, átomos, etc ),  o que abriu a porta à utilização de sistemas quânticos com dois estados de polarização (como no caso dos fotões) ou dois níveis de energia num átomo para trocar, armazenar e tratar a informação. Em causa está a velocidade com que estes computadores quânticos conseguem processar informação, sendo consideravelmente mais rápidos em cálculos particularmente complexos, quando comparados com os computadores binários convencionais, podendo mesmo resolver problemas impossíveis para os computadores tradicionais e tendo impacto, por exemplo, em áreas como a algoritmia, a criptografia ou a pesquisa em bases de dados.

Será então todo este potencial que estará em discussão no Ciclo de Palestras sobre ”Computação e Informação Quânticas”. A sessão inaugural está agendada para o próximo dia 11 de outubro, quinta-feira, às 14h30, no Auditório da FEUP. Será orador convidado Yasser Omar, do Instituto Superior Técnico. Além dos aspetos essenciais da Física Quântica, o investigador vai também explicar como é que estes princípios podem ser explorados para desenvolver tecnologias de informação inovadoras e disruptivas, focando-se na Computação Quântica e discutindo os desafios para o futuro desta área.

Com entrada livre, esta é a primeira de quatro sessões que vão decorrer na FEUP, relacionadas com a computação e informação quânticas. De acordo com Luís Miguel Martelo e Paulo Sá, professores de Física da FEUP, esta é uma oportunidade para se ouvirem especialistas nestas matérias, de as discutir entre estudantes, docentes e investigadores, bem como uma ocasião para que estes assuntos se tornem conhecidos pelo público em geral.