Encontro "Alma Lusa"O Gabinete Alumni da Universidade do Porto vai realizar, no próximo dia 13 de junho, às 20h30, no Salão Nobre do Edifício Histórico da Reitoria, um encontro com a artista plástica Margarida António. Tendo como tema central a “Alma Lusa”, este encontro irá cruzar personalidades ligadas à poesia, à literatura, ao teatro, à psiquiatria, à antropologia, à história, ao fado e às artes plásticas”, aos quais caberá analisar e enquadrar o “ser português” na expressão artística e literária.

Este será, assim, um encontro de arte para dissertação sobre a “Alma Lusa”, incorporando o tema no trabalho de Margarida António. Em simultâneo, será realizada uma exposição da série de pintura intitulada “Desigualdades e simetrias” (ver programa completo).

As verbas provenientes da venda dos quadros da artista irão reverter a favor do Fundo de Apoio Social para estudantes carenciados e Associação Bagos d’Ouro que tem como missão apoiar crianças e jovens carenciados da região do Douro.

A entrada é livre, mas solicita-se a confirmação da presença para o endereço [email protected]

Antiga estudante de Belas Artes, Margarida António cresceu e viveu na cidade de Peso da Régua, onde estudou até ingressar na Universidade do Porto. Participou em diversas iniciativas coletivas organizadas pela Cooperativa dos Artistas de Gaia, pela Cooperativa Árvore do Porto, pela Universidade do Porto, bem como por várias câmaras municipais do país. A nível individual, realizou diversas exposições em várias Galerias de Arte e câmaras municipais do norte do país entre 1989 e 2016. Desde 2001 é mentora da corrente artística o Planetarismo.