Mais de 80% das unidades de I&D ligadas à Universidade do Porto obtiveram as duas notas máximas da avaliação da FCT deste ano.

Quarenta das 49 unidades de investigação ligadas à Universidade do Porto tiveram as classificações máximas de Excelente ou Muito Bom na mais recente avaliação plurianual da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), cujos resultados preliminares foram hoje tornados públicos.

Um total de 336 unidades de I&D portuguesas foram avaliadas por painéis de peritos internacionais, provenientes de instituições científicas e académicas de 26 países, num processo conduzido pela FCT e que determina o nível de financiamento que esta agência nacional atribui a cada unidade de investigação para o triénio 2020-2023.

Das 49 unidades avaliadas que têm a U.Porto como instituição gestora ou participante, 22 conseguiram a avaliação máxima de Excelente e 18 obtiveram a classificação imediatamente seguinte de Muito Bom. Ou seja, 82% das unidades afiliadas à Universidade do Porto obtiveram as duas classificações mais altas da escala de cinco possíveis notas, um valor bastante superior à percentagem nacional de 64% das unidades classificadas com Excelente ou Muito Bom.

Cabe também à Universidade do Porto a distinção de ter a unidade com o maior valor de financiamento atribuído em todo o país. O i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde lidera a lista de unidades de I&D com a atribuição de um financiamento total de 12,5 milhões de euros para os próximos três anos.

Quatro das cinco unidades com maior financiamento garantido nesta avaliação têm a Universidade do Porto como instituição gestora ou participante.

Aliás, a Universidade do Porto participa em quatro dos cinco centros de investigação com o mais alto valor de financiamento concedido pela FCT para o triénio 2020-2030. Para além do i3S, o Laboratório Associado REQUIMTE (8,5 milhões), o INESC TEC (6,4 milhões) e o Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica participado pelo INEGI (5,9 milhões) estão no top 5 da lista de financiamento atribuído.

No total, as unidades de I&D afiliadas à Universidade do Porto conseguiram através deste processo de avaliação um financiamento global superior a 98 milhões de euros, o que representa perto de 24% dos 412 milhões de euros alocados pela FCT a todas as unidades de investigação nacionais.

Recorde-se que no Sistema Científico e Tecnológico Nacional, as unidades de I&D são financiadas pela FCT após avaliação externa independente e internacional periódica, para as quais – caso deste ano – as unidades se candidatam com a apresentação de um relatório de atividades dos últimos 5 anos, da equipa de investigadores e do plano para os próximos 5 anos.

Os resultados detalhados da avaliação, incluindo os relatórios de avaliação de cada unidade e a lista conjunta para todas as unidades, podem ser consultados no sitio da internet da FCT, com a exceção dos resultados para a área de Gestão, que apenas serão divulgados em outubro próximo.