Dos 4715 estudantes colocados na Universidade do Porto na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, 3302 (70%) realizaram a respetiva matrícula online logo nas primeiras 24 horas do período definido pela instituição (28 de setembro a 2 de outubro).

Entre as 10h00 de segunda-feira, dia 28, e as 9h59 do dia 29, todos os 52 cursos de licenciatura e mestrado integrado da U.Porto registaram igualmente uma taxa de matrícula superior a 40%, havendo casos em que essa percentagem atingiu os 100%.

Os números agora conhecidos traduzem o sucesso do procedimento de matrícula exclusivamente online, implementando pela U.Porto – através dos serviços da UPdigital no âmbito do combate à pandemia da Covid-19. Com esta medida inédita, procura-se assim evitar os ajuntamentos desnecessários junto dos serviços académicos das 14 faculdades da U.Porto.

Como tal, cabe aos próprios estudantes fazer upload da sua fotografia e outros documentos no sistema SIGARRA, que habitualmente eram recolhidos presencialmente pelos Serviços Académicos das diferentes faculdades.

De forma a ajudar os estudantes durante todo o processo, os Serviços Académicos disponibilizam um serviço de apoio para tirar dúvidas em tempo real, por telefone, e-mail ou, na maioria dos casos, via chat.

As matrículas para o ano letivo 2020/2021 decorrem até às 15h00 de sexta-feira, 2 de outubro, no site www.up.pt.pt/matriculas.

Os primeiros passos na U.Porto

As aulas para os estudantes de primeiro ano das licenciaturas e mestrados integrados da U.Porto arrancam no próximo dia 6 de outubro, terça-feira. Antes disso, os novos estudantes estão convidados a participar no vasto programa de atividades online preparado pela Universidade.

Os estudantes de primeiro ano da U.Porto vão ter ainda a oportunidade de receber – entre os dias 12 e 23 de outubro – um kit de boas-vindas à Universidade, composto por uma t-shirt, um tote bag, uma capa e uma pulseira que garante o acesso privilegiado a espaços e museus da cidade do Porto e uma semana de utilização gratuita do programa UPFit.