O 70.º aniversário do Estádio Universitário do Porto foi assinalado pela Universidade do Porto numa cerimónia que teve história, memórias e uma antevisão do futuro próximo daquele que foi o primeiro estádio universitário do país, inaugurado a 28 de abril de 1953.

Reunindo dezenas de convidados e antigos atletas da Universidade do Porto, a celebração promovida pelo Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP) constituiu uma oportunidade para recordar as memórias do emblemático complexo desportivo da U.Porto, notabilizado pelo seu marcante papel na história do desporto universitário, na cidade do Porto e em todo o país.

Ao longo dos seus 70 anos de história, o espaço assistiu a momentos áureos de grande atividade desportiva e desenvolvimento, tendo recebido centenas de provas regionais e nacionais nas mais diversas modalidades e acolhido, mais recentemente, um campeonato mundial universitário (Floorball, 2016).

Memórias que não passaram ao lado das palavras de Aníbal Justiniano, antigo atleta e dirigente do Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP), função que desempenhou ao lado de Jayme Rios de Souza (1909-1971), histórico professor da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP) e figura decisiva no processo que conduziu ao nascimento do Estádio e ao desenvolvimento do desporto universitário na U.Porto.

“O Professor Jayme Rios de Souza orgulhava-se de dizer que a Universidade do Porto tinha o dobro dos atletas do que as Universidades de Coimbra e Lisboa”, contou Aníbal Justiniano. “Fico triste só porque gostava de poder jogar agora neste Estádio Universitário assim remodelado”, acrescentou o antigo estudante e docente da FMUP, que foi também Dirigente Olímpico, fundador e presidente da Academia Olímpica de Portugal.

Um “novo” estádio para o futuro

Mas nem só do passado se falou numa cerimónia que teve como pano de fundo as obras da segunda fase de reabilitação do Estádio, integradas no ambicioso programa de reabilitação das instalações desportivas da U.Porto iniciado em 2013, e que prevê um investimento superior a 6 milhões de euros na completa recuperação do Estádio Universitário.

“É ambição da U.Porto não ficar por aqui na melhoria das condições deste complexo desportivo, estando previstas já outras fases de requalificação que preveem o aumento de área útil de prática desportiva dos pavilhões bem como a requalificação dos campos de Ténis”, revelou Maria Joana Carvalho, Vice-Reitora da U.Porto responsável pelo pelouro das Relações Internacionais, Responsabilidade Social e Desporto,

O evento contou ainda com as intervenções do Diretor Regional Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Dias, e do administrador executivo da empresa municipal Ágora, César Vasconcellos Navio.

Após a cerimónia, os presentes puderam conhecer de perto o andamento da empreitada em curso, que inclui a recuperação da bancada e a construção de dois novos edifícios de apoio (incluindo a futura sede do CDUP-UP), numa visita guiada conduzida pelo arquiteto responsável da obra, André Camelo.

Vice-reitora, Maria Joana Carvalho, e diretor do CDUP-UP, Bruno Almeida, no momento de descerramento da placa comemorativa dos 70 anos do Estádio Universitário do Porto.

A recuperação do Estádio Universitário

A reabilitação do Estádio Universitário arrancou em 2016 com a requalificação do pavilhão desportivo. Seguiu-se a reformulação total de toda a área exterior e a construção de uma área de prática desportiva de mais de 13.000m2, destinada à prática de Rugby e Futebol, que terminou em 2020.

Com esta intervenção, financiada na íntegra pela Universidade do Porto, foi possível reabrir o Estádio Universitário à prática desportiva da comunidade académica e até da cidade do Porto. Só no ano letivo 2021/2022, o Estádio Universitário do Porto contou com mais de 74 000 entradas de toda a comunidade, passando diariamente neste complexo uma média de 300 pessoas por dia.

A segunda fase de reabilitação do Estádio arrancou em setembro de 2022, com a inauguração de uma sala de musculação nos pavilhões, e com o início da obra de requalificação da bancada e construção de edifícios anexos, com finalização prevista para novembro deste ano.