Já te apresentámos dicas para ficares em casa, para estudar e até para te divertires em família. Já te demos as receitas para uma alimentação saudável aí em casa. Como se não bastasse, agora trazemos-te cinco sugestões para te manteres “colado” aos que te são mais próximos.

1. Almoços e jantares em família

Nunca foi tão simples solucionar a questão do distanciamento social como agora. Continua a ter os teus almoços e jantares em família por vídeochamada. Marca uma hora e combina onde. Para grupos maiores, recomendamos aplicações como Skype, Google Hangout ou, até mesmo, o Zoom (sabemos que já és “pro”).

A Páscoa está aí à porta. A celebração tradicional está fora de questão. No entanto, não é motivo para não acontecer. Não deixes a tua avó desgostosa com a não-celebração de uma data tão importante…

2. Vai um “papo” com os amigos?

Depois de um dia de trabalho ou de aulas, sabemos que sabe sempre bem relaxar com os amigos e pôr a conversa em dia. Por enquanto, não há Jardim das Virtudes, não há o Morro nem o Jardim Botânico, mas há a amizade que ultrapassa barreiras e isolamentos.

À hora do costume, convida os teus amigos para o momento de tertúlia. Faz uma vídeochamada, uma chamada ou, então, se preferires, troca mensagens. Tens o que precisas nas mãos, literalmente. Usa o Facebook Messenger, o WhatsApp ou o Instagram, por exemplo.

3. Os aniversários continuam a acontecer

Mais do que nunca, agora é proibido não mandar os Parabéns àquela Tia mais afastada com quem só costumas falar uma vez por ano. Põe o calendário em dia e reinventa formas de celebrar. Agora, não é possível fazer festas ou reunir famílias e amigos, mas não é por isso que não se vai cantar os parabéns.

Cada um em sua casa, não há desculpa para faltar. Tu tratas do bolo, eles cantam-te os parabéns e enviam as prendas. Sugere-lhes uma visita à Loja online da Universidade do Porto. Eles sabem que estás ansioso por ter aquela sweat fantástica da U.Porto…

4. Sugestões de livros, séries e filmes

Todos nós temos aquele amigo que devora livros, o que vê todas as séries como se não houvesse amanhã e o que passa a vida no cinema. Se és um deles, troca sugestões com os teus amigos e familiares. Experimenta ler algo diferente, ver um filme ou uma série de que estejam todos a falar. Esta é a oportunidade de te juntares ao resto do mundo e aderires, por exemplo, ao People para trocar recomendações.

Quando acabarem, troca impressões e discute teorias da conspiração. Que tal se criarem o vosso próprio ranking? Já diz o ditado: os Óscares são quando o Homem quiser.

5. Faz exercício em conjunto

Sabemos que a preguiça às vezes fala mais alto, mas em conjunto não há desculpas. Nós damos-te as ferramentas, tu só tens de as usar. Aproveita as aulas diárias online do CDUP-UP e faz disso rotina. Convence o teu amigo mais preguiçoso. O objetivo “Verão 2020” ainda não está perdido…

Ah! Temos mais uma sugestão para ti!…

Fiquem em Casa!