Parlamento EuropeuA 1 de janeiro de 1986 Portugal tornou-se membro das Comunidades Europeias, iniciando então um percurso que conheceu profundas mudanças ao longo dos últimos 30 anos. No próximo dia 29 de abril, sexta-feira, é esse processo de integração europeia que vai estar em debate, à luz d’”Os Desafios Atuais da União Europeia e de Portugal”, na Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP), pela voz de vários docentes da U.Porto que desempenharam importantes funções nas instituições europeias.

Presidida pelo Reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, esta sessão promovida pelo Centro de Documentação Europeia da Universidade do Porto contará com a participação de Luís Valente de Oliveira (Professor da Faculdade de Engenharia, ex-Ministro de vários Governos Constitucionais e Coordenador Europeia para as Autoestradas do Mar entre 2007 e 2014), Elisa Ferreira (Professora da Faculdade de Economia e deputada no Parlamento Europeu) e Diogo Feio, Professor da FDUP e ex-deputado no PE. A moderação caberá a Graça Enes, docente da Faculdade de Direito e Responsável Académica do Centro de Documentação Europeia da U.Porto. (ver cartaz)

Num momento em que crise parece toldar o futuro da União Europeia, este evento servirá para revisitar o caminho percorrido até agora mas também para projetar o futuro de Portugal na Europa. Em cima da mesa estarão sobretudo os desafios económicos que se colocam à União Europeia e a Portugal.

A sessão tem início às 15h00, no Salão Nobre da FDUP. A entrada é livre mediante inscrição prévia aqui.