Foi lançado no passado dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, mais uma edição do livro Mulheres na Ciência, uma iniciativa da Ciência Viva, cujo objetivo é homenagear as mulheres cientistas portuguesas. Dos 101 rostos destacados este ano, 29 têm ligações à Universidade do Porto.

Entre as homenageadas este ano, incluem-se quatro docentes e/ou investigadoras da Faculdade de Ciências (FCUP). São elas a astrónoma Elisa Delgado Mena, a astrofísica Susana Barros (ambas investigadoras do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço na U.Porto), a bioquímica Susana Soares (investigadora do Laboratório Associado para a Química Verde- LAQV-REQUIMTE) e a farmacêutica Fernanda Borges (professora e investigadora do Departamento de Química e Bioquímica da FCUP).

Também a Faculdade de Farmácia (FFUP) conta com uma representação alargada, através das docentes e/ou investigadoras Eduarda Fernandes (professora do Departamento de Ciências Químicas e investigadora do Laboratório de Química Aplicada); Eliana B.Souto (professora do Departamento de Ciências do Medicamente e investigadora do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica; Maria Beatriz Prior Pinto Oliveira (professora catedrática do Departamento de Ciências Químicas e investigadora do Laboratório de Bromatologia e Hidrologia) e Patricia Valentão (professora do Departamento de Ciências Químicas e investigadora do Laboratório de Farmacognosia).

Do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da U.Porto são quatro as investigadoras distinguidas, nomeadamente a geneticista Luísa Pereira, a bioquímica Maria João Saraiva, a neurocientista Mónica Sousa e a oncobiologista Sandra Tavares.

Três é, por sua vez, o número de homenageadas ligadas atualmente ao Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). São elas a bioeticista Ana Sofia Carvalho (professora catedrática convidada), a ecotoxicóloga Lúcia Guilhermino (professora catedrática investigadora do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental) e a médica Mariana Monteiro (professora associada e investigadora da UMIB – Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica do ICBAS).

Já a Faculdade de Engenharia está “representada” pela química Rita Lado, investigadora do Laboratório de Processos de Separação e Reacção – Laboratório de Catálise e Materiais (LSRE-LCM) e vencedora de uma das últimas bolsas ERC atribuídas à U.Porto. Foi também na FEUP que a engenheira química Teresa M.Mata trilhou grande parte do seu percurso científico, estando atualmente ligada ao Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI).

Destaque ainda para a presença da criminologista Rita Faria, professora e investigadora da Faculdade de Direito (FDUP), que se tornou recentemente a primeira portuguesa a integrar o Conselho Executivo da Sociedade Europeia de Criminologia (ESC – European Society of Criminology), organismo que reúne o melhor da investigação científica em Criminologia na Europa.

Entre as Mulheres na Ciência desta ano há ainda a destacar a inclusão de várias antigas estudantes e investigadoras da Universidade. São os casos das astrónomas Ana Duarte Cabral (licenciada em Física e Matemática Aplicada pela FCUP), Catarina Alves de Oliveira (licenciada em Física e Matemática Aplicada pela FCUP) e Sónia Antón, (ex-investigadora do Centro de Investigação em Ciências Geoespaciais da FCUP); da bióloga Edna Correia (licenciada em Biologia e mestre em Ecologia, Ambiente e Ordenamento do Território pela FCUP); das biólogas marinhas Ana Hilário (licenciada em Ciências do Meio Aquático pelo ICBAS) e Manuela Azevedo (ex-professora convidada do ICBAS); das engenheiras químicas Madalena AlvesPaula Varandas Ferreira (ambas licenciadas em Engenharia Química pela FEUP) e Sónia Carabineiro (ex-investigadora do Departamento de Engenharia Química da FEUP); da engenheira eletrotécnica Zita Vale (licenciada e doutorada em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela FEUP); e da historiadora Amélia Aguiar Andrade (licenciada em História pela Faculdade de Letras);

Conheça as 23 “Mulheres na Ciência” da U.Porto 2023

Mulheres que marcam a Ciência

“Da Biologia à Matemática, da Química às Ciências Sociais, da Física à Arqueologia, das Neurociências à Geografia, da Engenharia à História, das Ciências do Espaço à Filosofia”, a quarta edição do livro Mulheres na Ciência reúne histórias de sucesso, por detrás dos 101 rostos homenageados. São testemunhos de diferentes gerações e áreas do conhecimento, retratados pelas objetivas dos fotógrafos Alípio Padilha, Ana Brígida, Diana Tinoco e Rodrigo Cabrita.

“Este livro não esgota a participação das mulheres portuguesas que fazem ciência, mas pretende ser uma mostra do seu envolvimento na aventura do conhecimento. Convidámos investigadoras eméritas, cientistas seniores e jovens em começo de carreira e tentámos abordar o maior leque possível de áreas do conhecimento e de geografias”, destaca Rosalia Vargas, presidente da Ciência Viva.

As edições do livro Mulheres na Ciência estão à venda na Loja do Pavilhão do Conhecimento e o conteúdo das publicações está também disponível em versão digital, num módulo permanente do Pavilhão do Conhecimento.