No passado dia 23 de abril, a Agência Espacial Europeia (ESA) comemorou 25 anos de sucessos do Telescópio Espacial Hubble (ESA/NASA). Em Portugal, o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva foi um dos palcos deste evento europeu, e além da revelação de um painel (com 6,75 metros quadrados), com uma imagem inédita, que marca um quarto de século do Hubble, promoveu várias atividades complementares desenvolvidas por investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

No âmbito deste eventoo Diretor do Planetário do Porto, Daniel Folha, destacou as sinergias estabelecidas com o Centro de Astrofísica da U.Porto (CAUP) que tem permitido obter um “forte reconhecimento internacional na área da divulgação de ciência”. Também o Reitor da U.Porto marcou presença neste ato que, segundo Sebastião Feyo de Azevedo,  simboliza a “importante participação da Universidade nesta comunidade internacional” e a “demonstração da capacidade científica proporcionada pelo conjunto de recursos humanos e técnicos da U.Porto.”