Foi lançada no passado dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a 3.ª edição do livro Mulheres na Ciência, uma iniciativa da Ciência Viva que tem como objetivo homenagear as mulheres cientistas portuguesas. Das 101 mulheres destacadas este ano, 23 têm ligações à Universidade do Porto.

Entre as homenageadas “num ano em que o poder da ciência se assume maior do que nunca”, incluem-se desde logo três membros da atual da equipa reitoral da U.Porto. São elas Fátima Vieira (REIT), teórica do pensamento utópico e atual Vice-Reitora com o pelouro da Cultura; Maria de Lurdes Correia Fernandes (REIT) historiadora da cultura e Vice-Reitora com os pelouros da Formação, Organização Académica e Cooperação; e Joana Carvalho (REIT) fisiologista do exercício e Pró-Reitora para as Relações Internacionais e Desporto.

Do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da U.Porto são sete as investigadoras distinguidas. A Ana Xavier de Carvalho (bioquímica), Inês Gonçalves (engenheira de biomateriais), Joana Caldeira (bióloga), Maria José Oliveira (oncobióloga) e Sandra Sousa (microbióloga celular) juntam-se ainda a neurocientista Deolinda Lima e a epigeneticista Joana Marques, professora catedrática aposentada e investigadora da Faculdade de Medicina (FMUP), respetivamente.

A Faculdade de Engenharia está “representada”, por sua vez, pela bioengenheira Ana Luísa Gonçalves e pela engenheira física Maria Helena Braga, investigadoras, respetivamente, do Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEPABE) e do Laboratório Associado em Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA).

Da lista fazem ainda parte os nomes de Aurora Teixeira (economista, professora da Faculdade de Economia e investigadora do INESC TEC), Cristina Freire, (química e atual diretora da Faculdade de Ciências), Maria da Graça Castro Pinto (psicolinguista e professora jubilada da Faculdade de Letras), Joana Paiva (engenheira biomédica doutorada em Física pela U.Porto e cofundadora da startup iLOF – Intelligent Lab on Fiber), Rita Covas (bióloga e investigadora do CIBIO-InBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da U.Porto) e Susana Barbosa (cientista de dados no INESC TEC).

Nota ainda para a inclusão de várias antigas estudantes da Universidade. São os casos da cientista do desporto Ana Sousa (licenciada, mestre e doutorada pela Faculdade de Desporto), da engenheira Ana Velosa (licenciada em Engenharia Civil pela FEUP, mestre em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano pela FAUP e atual Pró-Reitora da U.Aveiro), da cientista da saúde Bárbara Gomes (licenciada em Psicologia e Saúde na U.Porto e ex-investigadora do ISPUP), da psicóloga do desenvolvimento Carla Martins (licenciada em Psicologia pela FPCEUP e atual Vice-Reitora para Internacionalização da U.Minho) e da física Tatiana Correia (licenciada em Física pela FCUP).

Conheça as 23 “Mulheres na Ciência” da U.Porto 2021

Mulheres que “escolheram caminhos de conhecimento”

No total, a 3.ª edição do livro Mulheres na Ciência reúne 101 retratos e histórias de sucesso de investigadoras de diferentes gerações e áreas do conhecimento, captados pelas objetivas dos fotógrafos Clara Azevedo, José Carlos Carvalho, Luís Filipe Catarino e Rita Carmo.

“São mulheres independentes, que escolheram caminhos de conhecimento. Não podemos esquecer o ano de edição deste livro – em plena pandemia, nesta altura em que o conhecimento não tem fronteiras e, mais do que nunca, está ao serviço do bem comum”, destaca Rosalia Vargas, presidente da Ciência Viva.

Os retratos e as histórias de todas as homenageadas serão agora adicionados ao módulo digital permanente do Pavilhão do Conhecimento, onde já constam os contributos das investigadoras destacadas nas duas primeiras edições do projeto.