O desafio pressupunha “uma ideia criativa e inspiradora para um vídeo que capte a essência da unidade europeia, da vida no campus, das amizades, da diversidade cultural e do poder da educação”. Palavras que Kelly Stone concretizou em Foreign Body, título da curta-metragem com que a estudante do Programa de Doutoramento em Sexualidade Humana da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) venceu o concurso internacional de vídeo “My European University”, promovido pela European University Alliance for Global Health (EUGLOH).

Para desenvolver a proposta vencedora, a estudante norte-americana – que é também é humorista, autora e oradora TEDx, com trabalho desenvolvido nas áreas da educação sexual, humor e comunicação pública – combinou a experiência de ser estudante internacional em Portugal com o humor e uma reflexão sobre o corpo e a saúde.

“Participei no concurso porque oferecia uma oportunidade rara de juntar a minha investigação à escrita de guiões, permitindo-me criar uma peça de edutainment [entretenimento educativo) que ajuda a normalizar os nossos corpos e experiências de saúde através do humor”, explica a estudante, que ingressou na FPCEUP em 2022.

O projeto Foreign Body, que contou com mentoria artística do realizador húngaro Andor Magyar, docente da University of Szeged, acabou por se destacar entre os restantes candidatos, provenientes das várias universidades que integram a EUGLOH.

“Este prémio é verdadeiramente uma honra”, confessou Kelly Stone, após o anúncio dos vencedores do concurso, realizado no âmbito da EUGLOH Annual Summit 2025, a cimeira anual da Aliança.

Na sequência desta distinção, a estudante vai agora participar no Blended Intensive Programme (BIP) organizado pela UiT The Arctic University of Norway, a decorrer em Tromsø, em abril de 2026. Na ocasião, terá também a oportunidade de apresentar o seu trabalho no TREFF – Tromsø Educational Film Festival.