A segunda sessão do Centro de Conferências da Universidade do Porto realizou-se no passado dia 19 de novembro, no Salão Nobre da Reitoria, e teve como tema “O IPO Porto e a inovação no cuidar em oncologia”.
A palestra foi conduzida por Júlio Oliveira, médico oncologista e Presidente do Instituto Português de Oncologia do Porto, instituição reconhecida pelo seu trabalho na área da medicina de precisão e pela liderança em ensaios clínicos inovadores, incluindo o primeiro tratamento oncológico desenvolvido em Portugal.
“O IPO Porto é, cada vez mais, uma instituição de referência nacional e internacional na área do cuidar do doente oncológico, mas também no domínio da investigação, (…), permitindo que cada vez mais doentes possam ter acesso a soluções mais eficazes para controlar a doença oncológica , de forma democrática e independentemente do local onde moram e do seu estrato social. Essa é uma mensagem de esperança que queremos transmitir a toda a sociedade”, aponta Júlio Oliveira.
É para essa missão que o oncologista “convoca” também a U.Porto, “um parceiro estratégico do IPO para alavancarmos a capacidade da região em atrair mais investimento, mais inovação e em reter profissionais qualificados — algo absolutamente essencial”. E aponta o caminho: “Temos de criar sinergias para fixarmos o que de melhor o país e a região têm: as pessoas e os seus talentos”.