No próximo dia 12 de junho, às 14h30, o Auditório 1 da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U.Porto (FPCEUP) acolhe um debate público dedicado às eleições para o Conselho Geral da U.Porto.
O encontro contará com a participação das cinco listas candidatas à representação de professores e investigadores naquele órgão de governação da instituição. A saber: Lista A – Por uma U.Porto de futuro: visão e compromisso; Lista B – Por um Conselho Geral mobilizador e próximo para uma U.Porto mais ágil e plural; Lista C – Construir o Futuro da Universidade do Porto; Lista D – Liberdade, Pluralismo, Transformação: a (nossa) Universidade Democrática Comprometida com o Futuro; e Lista E – Valorizar o Passado, Liderar a Mudança.
Este será um dos vários debates públicos organizados no seio da U.Porto com o objetivo de promover o esclarecimento e a participação da comunidade académica nos processos eleitorais em curso.
Depois de um primeiro debate realizado no passado dia 4 de junho, os membros das listas candidatas à representação de professores e investigadores no futuro Conselho Geral voltam a encontrar-se no dia 11 de junho, às 15h30, no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto.
Também para dia 11 de junho, mas às 10h30, está marcado o debate com os candidatos a representante do pessoal não docentes e não investigador.
Com entrada livre, ambos os debates terão transmissão online no canal oficial da U.Porto no Youtube.
Recorde-se que as eleições para o Conselho Geral estão agendadas para 18 de junho. Docentes, investigadores e pessoal técnico, administrativo e de gestão da U.Porto serão chamados a eleger os seus representantes naquele que é o principal órgão de decisão estratégica da universidade. Entre as competências do Conselho Geral está a eleição do Reitor da Universidade do Porto, a aprovação das linhas gerais de orientação da instituição, e o acompanhamento da sua atividade e da gestão executiva.
Serão escolhidos 12 representantes do corpo docente e de investigação, assim como um representante do pessoal não docente e não investigador.
Ao organizar este debate, a Direção da FPCEUP pretende contribuir para um processo eleitoral mais transparente, participativo e informado, reforçando o compromisso com a democracia. A entrada é livre, mediante inscrição prévia neste formulário.