De Beethoven a Rachmaninoff, passando por Ravel, esta poderá ser a sua opção perfeita para uma segunda-feira diferente. Dia 16 de junho, às 19h00, a música vai estar em festa na Casa Comum (à Reitoria) da Universidade do Porto pela mãos do pianista romeno Theodore Mihai Mezei.
O jovem pianista irá dar início à performance musical com um dos mais celebres e venerados compositores alemães: Ludwig van Beethoven e a Sonata para piano n.º 16 em Sol Maior, op. 31, n.º 1.
Da Alemanha para a produção nacional, segue-se Fantasiestück, do compositor e maestro Viana da Mota que, após a conclusão dos estudos no Conservatório Nacional, em 1882, partiu para Berlim para frequentar o Conservatório Scharwenka. Fantasiestück foi composta durante este período em que viveu e estudou na Alemanha, nomeadamente, de forma breve, com Franz Liszt.
O compositor que se segue será o francês Maurice Ravel, com Alborada del Gracioso, da suite para piano Mirroirs, um dos diversos temas em que manifesta a sua inclinação pela música espanhola. A fechar, haverá tempo para dar “um saltinho à Rússia” com um dos seus grandes compositores, o pianista e maestro Sergei Rachmaninoff e um dos seus últimos trabalhos: Variations on a Theme of Corelli (Op. 42, 1931).
O concerto terá entrada livre, ainda que sujeita à lotação da sala.
Sobre Theodore Mihai Mezei
Nascido na Roménia, Theodore Mihai Mezei é um jovem pianista reconhecido pela sua excecional maturidade artística e conquistas internacionais. Venceu o Grande Prémio do Concurso “Rezonanțe Sonore Online”, o Grande Prémio do concurso CrMVR em Vila Real, e primeiros prémios em prestigiados concursos internacionais por toda a Europa. É finalista das Bolsas Yamaha Europe (2024) e bolseiro “SoNoRo Interferences”.
Iniciou a sua educação musical no Colegiul de Muzică “Sigismund Toduță” (CMST) na Roménia e encontra-se a realizar os seus estudos de licenciatura na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), no Porto.
Já se apresentou como solista com as orquestras do CMST e participou em vários ensembles, incluindo a Orquestra Sinfónica da ESMAE e o Ensemble I&D. Também integrou o Programa Erasmus+ Charms Budapest e o Programa Blended Intensive na Kunstuniversität Graz e na Hochschule für Musik Franz Liszt, em Weimar.
Em 2024, Theodore Mihai Mezei apresentou o Concerto para Piano em Dó menor de Chopin com um sexteto de cordas no Festival “Arta Sonoră”.