Estão abertas as portas da 95.ª edição da Feira do Livro de Lisboa e, à semelhança dos anos anteriores, a Editora da Universidade do Porto (U.Porto Press) volta a juntar-se a outros editores e livreiros neste importante certame literário nacional, que decorre até 22 de junho, no Parque Eduardo VII.

As publicações da U.Porto Press estão à disposição do visitante no Espaço dos Pequenos Editores – pavilhão E01, situado junto à entrada sul (próxima da rotunda do Marquês de Pombal).

Entre clássicos e novidades, a Editora da U.Porto levou até à Feira publicações para todos os gostos, desde a Filosofia à Poesia, da Biologia à Geometria, da Literatura à Saúde, não esquecendo a Física, a Matemática, a Química, o Teatro e outras Artes.

Os livros da Editora da U.Porto podem ser encontrados no Espaço dos Pequenos Editores – pavilhão E01, situado junto à entrada sul/rotunda do Marquês de Pombal. (Foto: DR)

A U.Porto Press preparou preços especiais para os visitantes da 95.ª Feira do Livro de Lisboa, que poderão adquirir mais de metade das suas publicações, disponíveis no Pavilhão E01, por menos de 10 euros. Há, ainda, várias ofertas a rondar os 5 euros.

Uma aposta na qualidade e sustentabilidade

Composta por 350 pavilhões e perto de 1000 marcas editoriais, a edição de 2025 da Feira do Livro de Lisboa aposta na qualidade e sustentabilidade.

“Mais do que crescer em dimensão, quisemos crescer em qualidade, oferecendo uma experiência cultural enriquecedora, confortável, acessível e inspiradora”, revelou Miguel Pauseiro, Presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), na sessão de apresentação da Feira, na Biblioteca Palácio de Galveias.

Esta visão foi partilhada por Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, que destacou o evento como “um dos momentos culturais mais marcantes da cidade e um exemplo de como Lisboa sabe acolher a cultura de forma viva e próxima”.

Em 2025 a Feira ganhou um novo espaço, a Praça Verde, que se junta às seis praças habituais.

Por seu turno, a iniciativa “Plantar Livros”, como explicou o presidente da APEL, vai proporcionar “uma consequência concreta na perspetiva da regeneração ambiental”, já que, por cada cem livros vendidos, será plantada uma árvore.

Em 2025 mantêm-se os horários de abertura ao público da edição anterior: de segunda a quinta-feira, entre as 12h00 e as 22h00; à sexta-feira e vésperas de feriado, entre as 12h00 e as 23h00; ao sábado, entre as 10h00 e as 23h00, e ao domingo e feriados entre as 10h00 e as 22h00.

Há, contudo, horários especiais a considerar nos dias 9, 12 e 18 de junho (12h00-23h00), 10 e 19 de junho (10h00-22h00) e 13 de junho (10h00-23h00).

A entrada é livre.