Durante este ano de 2025, a Associazione Socio-Culturale Italiana del Portogallo Dante Alighieri (ASCIPDA), em parceria com a Casa Comum (à Reitoria) da Universidade do Porto, tem vindo a organizar o Club di Lettura Italiano 2025 | Clube de Leitura Italiano 2025. O próximo encontro está marcado para dia 12 de junho, às 19h00, na seda da ASCIPDA. O livro escolhido é Fidelidade, obra que, em 2019, valeu ao escritor Marco Missiroli a conquista do Prémio Strega Giovani, a maior distinção da literária italiana.
Antecipando, um pouco, o que deste universo irá encontrar, poderemos adiantar que à palavra “amor” se atribui a designação de “palavra infeliz” e que “traição” é uma palavra que se considera “errada”. O que poderá ser considerado correto? Ou mais justo? Avançamos um pouco mais na trama: “Quando o marido se juntou a ela, perguntou-lhe se ele era feliz. Já tinham apagado as luzes e acostumado os olhos à escuridão; ela viu a silhueta de Carlo apoiar a nuca na cabeceira e responder: Acho que sim. E o acho estava certo.”
Sem verdades absolutas, Fidelidade impele à anatomia do existencialismo mais profundo. À analise dos desejos mais obscuros fazendo-os emergir à tona do espelho matinal. Resistir a uma tentação significa ser fiel? E se, mesmo sendo uma âncora que nos segura, a fidelidade significar uma traição para connosco próprios?
E se conversássemos sobre como vemos estas personagens a fazerem a gestão destes pensamentos e emoções?
Marco Missiroli nasceu em Rimini e vive em Milão. Escreve para o Corriere della Sera e do seu currículo consta já a publicação de seis romances: Senza coda (Fanucci, 2005) recebeu o Prémio Campiello Opera Prima; Bianco (Guanda, 2009) foi galardoado com o Prémio Comisso e o Prémio Tondelli; Il senso dell’elefante (Guanda, 2012) ganhou o Prémio Selezione Campiello, o Prémio Vigevano e o Prémio Bergamo. Atti osceni in luogo privato (Feltrinelli, 2015) foi um êxito de vendas e recebeu o Prémio Super Mondello. Fidelidade, obteve o Prémio Strega Giovani. Os seus livros estão traduzidos em mais de 30 países.
Sobre o Clube de Leitura Italiano
Este Club di Lettura Italiano 2025 | Clube de Leitura Italiano 2025 nasceu do desejo de aumentar a comunidade de leitores e de fazer da literatura uma plataforma de troca de ideias e reflexões. As sessões decorrem numa espécie de “língua híbrida” entre italiano e português, indo ao encontro das possibilidades e preferências de cada um dos participantes, procurando a compreensão e usufruto de todos.
O programa de 2025 apresenta uma seleção de seis títulos editados em português, de escritores e escritoras de renome no panorama contemporâneo italiano. O convite a participar é aberto a todos, a quem vai ler os livros e quem os quer descobrir antes de os ler.
O Clube de Leitura da ASCIP Dante Alighieri existe desde 2019 e visa promover a literatura italiana, com particular atenção à produção contemporânea, sem esquecer os clássicos mais recentes.
A Associazione Socio-Culturale Italiana del Portogallo Dante Alighieri fica na Rua da Restauração, 409. A entrada para este Clube de Leitura Italiano é livre, com inscrição obrigatória.