O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto assinalou o Dia Mundial da Criança com a visita de cerca de 40 alunos do terceiro e quarto anos da Escola Básica Carlos Alberto. O incrível mundo da ciência foi a proposta que, no dia 2 de juinho, levou os mais pequenos por uma viagem pela microbiologia e pela imunologia.

Alexandra Correia, docente do ICBAS do departamento Imuno-Fisiologia e Farmacologia, que coordenou a manhã de atividades, destaca a importância destas ações “para promover a literacia científica e dotar as crianças de competências que lhes permitam compreender melhor o mundo que as rodeia”.

Depois de uma breve explicação sobre os diferentes tipos de micróbios, sobre como podem ajudar a proteger o nosso organismo e sobre como nos podem deixar doentes (pessoas, animais e ambiente) foi tempo de meter as ‘mãos na massa’ para investigar se os micróbios (em formato de glitter) se transmitem e perceber como nos podemos ‘livrar deles’.

A iniciativa foi coordenada por Alexandra Correia, docente do departamento Imuno-Fisiologia e Farmacologia do ICBAS. (Foto: ICBAS)

A segunda parte foi dedicada ao funcionamento do sistema imunitário e terminou com uma atividade sobre a importância das vacinas: “um jogo em que se usou slime, pompons e pinças para ilustrar como os anticorpos combatem os micróbios dentro do corpo e como as vacinas funcionam”, adianta a docente do ICBAS.

“Tratar estes temas em idades tão jovens é fundamental, porque ”estimula o desenvolvimento cognitivo e ajuda as crianças a desenvolverem uma base de conceitos e princípios científicos que apoiarão a aprendizagem futura”, explica Alexandra Correia.

Esta ação insere-se na estratégia do ICBAS em promover literacia em ciência e em saúde junto de crianças e jovens até ao ensino secundário. Uma estratégia que tem sido fomentada também pelo Gabinete One Health, que iniciou em 2023 a iniciativa ‘One Health nas Escolas’, que procura promover a abordagem entre o público mais novo.