João Lázaro, antigo estudante da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), é o vencedor do Prémio Inovação Jovem Engenheiro (PIJE) 2024, um galardão – no valor de 10 mil euros – promovido pela Ordem dos Engenheiros Região Sul e destinado a jovens engenheiros (até aos 35 anos) cujos trabalhos se evidenciem pelo seu carácter inovador e aplicabilidade prática.

Na base da distinção está o trabalho desenvolvido por João Lázaro durante a sua tese de doutoramento em Engenharia Civil, realizada na FEUP entre 2019 e 2024. Dela resultou um protótipo inovador para uma barreira acústica altamente eficaz na redução dos níveis de ruído.

Intitulada “Soluções inovadoras para barreiras acústicas em ambiente ferroviário”, a tese premiada – que contou com a orientação de Pedro Alves Costa, docente do Departamento de Engenharia Civil e Georrecursos da FEUP e atual Vice-Reitor da U.Porto para o Património Edificado e Sustentabilidade -, expõe o “processo de desenvolvimento de uma barreira acústica de baixa altura, que procurou aliar a mitigação do ruído ferroviário ao enquadramento urbanístico adequado, por forma a constituir-se como uma solução alternativa às barreiras acústicas tradicionais”,

    “De forma geral, a solução apresentada alcança um desempenho acústico comparável ao das barreiras tradicionais, mas com um impacto visual e social significativamente reduzido. A sua instalação simples e rápida reforça o seu potencial de aplicação prática. Trata-se, assim, de uma proposta inovadora com contributo relevante para a construção de cidades mais sustentáveis e confortáveis, em sintonia com os desafios ambientais atuais e a crescente aposta nos transportes públicos”, avança João Lázaro.

    Para o agora alumnus de Engenharia, a conquista do Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2024 representa um “reconhecimento significativo” do percurso de mais de uma década que trilhou na FEUP, primeiro no Mestrado em Engenharia Civil (que completou em 2018, com média de 16,48 valores) e, posteriormente, no doutoramento.

    “Mais do que um reconhecimento do mérito científico, esta conquista simboliza o esforço, a dedicação, a capacidade de trabalho, a resiliência e a valorização do pensamento crítico — qualidades essenciais para a realização de um doutoramento”, diz.

    Ainda segundo o jovem engenheiro natural de Vila Real, ” ver um trabalho desenvolvido neste contexto ser distinguido a nível nacional reforça a confiança do conhecimento produzido na FEUP e, em particular, no Departamento de Engenharia Civil, onde tive a oportunidade de crescer enquanto engenheiro”, remata.

    Refira-se que a tese doutoramento de João Lázaro já tinha sido distinguida, anteriormente, com o Prémio SPA-Biénio 2023-2024, destinado à Melhor tese na área de acústica e vibrações. Do trabalho original, resultou ainda a publicação três artigos em revistas científicas, bem como nove comunicações em congressos internacionais e outros encontros.

    A entrega do Prémio Inovação Jovem Engenheiro 2024 decorreu no dia 10 de maio, em Évora, durante a Sessão Solene do Dia Regional do Engenheiro 2025.