A Casa Comum (à Reitoria) da Universidade do Porto vai ser palco, no próximo dia 7 de junho, a partir das 21h30, de um concerto do projeto 2 em Diante, formado pelos guitarristas André Soares e Guilherme Morais.
Se a estética jazz está obviamente presente – com inspiradas improvisações – na música deste duo, os 2 em Diante também demonstram conduzir um aturado trabalho de reinterpretação de temas que revelam as suas muitas e diversas influências musicais. Assim, temas de Nick Drake, dos Beatles, de Elliot Smith, de Neil Young, de Enio Morricone, do musical West Side Story e, até, de Chopin, são alvo de elaborados arranjos que, contudo, não desvirtuam as composições originais, oferecendo-nos saborosas paisagens musicais alternativas.
O que podemos, então, esperar de um concerto dos 2 em Diante? Uma conversa musical intimista, em que o som quente das guitarras que tão bem dominam conduzirá o público pela sua leitura de temas – mais ou menos conhecidos– da música popular anglo-saxónica.
A esta proposta soma-se outra, que nos diz mais respeito: é que Guilherme Morais, professor no Conservatório de Música da Jobra, em Albergaria-a-Velha, é também um cultor da guitarra portuguesa. Por isso, o concerto dos 2 em Diante explorará ainda a música do nosso vibrante Carlos Paredes.
Nota ainda para a capacidade expressiva de André Soares, particularmente em destaque nas secções improvisadas, o que chamou a atenção da banda londrina Compound Chemistry, que o convidou para membro, levando-o a comutar frequentemente entre o Porto e Londres, onde o músico também dá ocasionalmente aulas.
O concerto tem entrada livre, ainda que sujeita à lotação da sala.