As/Os estudantes Alexandra Saraiva, da Faculdade de Farmácia (FFUP), Emília Pinho, da Faculdade de Medicina (FMUP), Francisco Porto Fernandes, da Faculdade de Economia (FEP), e Pedro Moreira, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), viram confirmada a sua eleição como novos representantes dos estudantes no Conselho Geral da Universidade do Porto para o biénio 2025-2027.
Os resultados provisórios do ato eleitoral realizado esta quinta-feira, dia 29 de maio, acabam de ser divulgados pela respetiva Comissão Eleitoral e determinam aqueles que, nos próximos dois anos, terão a responsabilidade de representar o corpo estudantil naquele que é um dos mais importantes órgãos de decisão da Universidade.
Recorde-se que os quatro estudantes já haviam sido eleitos na primeira eleição, realizada no passado dia 11 de abril. Contudo, um conjunto de “irregularidades detetadas” no ato eleitoral levaram o Presidente do Conselho Geral a não homologar os resultados da eleição e a determinar a repetição da mesma.
Estas Eleições dos Representantes dos Estudantes no Conselho Geral da U.Porto contaram com a participação de 1.989 votantes, tendo as duas listas candidatas reunido um total de 1.818 votos (aos quais se somam 79 brancos e 92 nulos). A Lista A foi a mais votada, com 1.464 votos, contra os 354 obtidos pela Lista B.
Uma vez aplicado o método de Hondt e reordenados os candidatos de acordo com o número de votos individuais, os resultados provisórios do escrutínio – sujeitos ainda a certificação oficial – determinaram então a eleição de Emília Pinho (com 585 votos), Francisco Porto Fernandes (419), Pedro Moreira (246) e Alexandra Saraiva (214), todas/os pela Lista A.
Com fortes ligações ao associativismo – todos foram ou são presidentes das respetivas associações de estudantes (Francisco Porto Fernandes é mesmo o atual presidente da Federação Académica do Porto) -, os quatro estudantes eleitos terão agora a responsabilidade de render os atuais representantes da comunidade estudantil no Conselho Geral: Carlos Alves (FEUP), Constança Martins (FBAUP), Mariana Almeida (ICBAS) e Margarida Albuquerque (FMUP).
Sobre o Conselho Geral
Um dos órgãos máximos de governo da Universidade do Porto, o Conselho Geral integra representantes de todos os grupos da comunidade académica: 12 docentes ou investigadores, quatro estudantes e um colaborador não docente, para além de seis personalidades externas à Universidade.
Entre as suas competências estão, por exemplo, a eleição do Reitor e a aprovação das linhas gerais de orientação da instituição no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial.
(Notícia atualizada às 17h00 do dia 30/05/2025)