O Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, foi distinguido, esta terça-feira, dia 27 de maio, em Brasília, com o título de Doutor Honoris Causa da Faculdade Católica de Rondônia (FCR), a mais alta distinção concedida por aquela instituição de ensino superior brasileira.

Através desta homenagem, que decorreu no Auditório Principal do Conselho Federal de Medicina (CFM), no âmbito do VI Encontro Luso‑Brasileiro de Bioética, a FCR homenageia a “trajetória académica exemplar” que António de Sousa Pereira “construiu à frente da Universidade do Porto, reconhecida internacionalmente pela excelência no ensino, pesquisa e extensão”.

A distinção “também simboliza a intensificação do diálogo científico entre a Amazônia brasileira e o Norte de Portugal, refletindo nosso compromisso conjunto com a formação de recursos humanos altamente qualificados e com a produção de conhecimento voltado às necessidades de nossas comunidades”, refere a universidade sediada na cidade de Porto Velho.

No seu discurso de agradecimento, António de Sousa Pereira destacou o que definiu como “um gesto de amizade, mas também a gratificação de uma carreira dedicada ao serviço público”.

“Estou reitor da Universidade do Porto, mas sou, acima de tudo, médico e professor de Medicina. Foi nesta condição que prestei o melhor dos meus serviços, atendendo ao próximo e ensinando aqueles que o fizessem, embora me caiba agora o privilégio de dirigir a melhor universidade portuguesa”, disse.

António Sousa Pereira não esqueceu também a colaboração que a U.Porto e a FCR vêm consolidando, com especial enfoque no domínio da Bioética. “Espero, por isso, que a atribuição deste doutoramento honoris causa possa ser uma oportunidade para aprofundar e tornar ainda mais frutuosas as relações que a Universidade do Porto e a Católica de Rondônia têm mantido, com benefício para ambas as partes”, vaticinou.

O Reitor lembrou ainda o “muitíssimo significativo contingente de estudantes brasileiros” formados na U.Porto para evidenciar que “a cooperação entre os nossos dois países deve ser alargada e abranger as mais diversas áreas, das tecnologias às novas patologias emergentes, desde logo aquelas que estão relacionadas com as alterações climáticas e às quais Portugal não escapa”. E terminou a “cantar” Tanto mar, tanto mar de Chico Buarque: ” Saibamos também, e como prescreve essa canção, continuar a navegar, navegar, para unir mais e melhor as nossas pátrias que o mar juntou”.

A cerimónia de atribuição do Doutoramento Honoris Causa a António de Sousa Pereira contou com a presença de autoridades nacionais e estrangeiras das áreas da saúde e do ensino superior. O papel de padrinho e elogiador do doutorando coube ao médico e Presidente do CFM, José Hiran da Silva Gallo.

Uma parceria reforçada

A homenagem ao Reitor da U.Porto sucede poucos meses depois de a Reitora da Faculdade Católica de Rondônia, Marcia Abib Hecktheuer, ter visitado a Universidade. O encontro então mantido com António de Sousa Pereira teve como objetivo “discutir o fortalecimento da parceria entre as duas instituições, com foco na colaboração académica e no desenvolvimento de novos projetos académicos, culturais e científicos conjuntos”.

“A reunião marcou o início de uma nova fase na relação entre as duas instituições de ensino, que buscam estreitar laços e explorar áreas de cooperação em diversos campos do conhecimento”, noticiou então a FCR.

Esta visita do Reitor da U.Porto ao Brasil constitui também, por isso, uma “forma de celebrar e consolidar a parceria” e uma oportunidade para “alinhar detalhes sobre um futuro convénio” entre as duas instituições, que “promete abrir novas portas para os nossos alunos e professores, permitindo o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre o Brasil e Portugal”.

Sobre a Faculdade Católica de Rondônia 

Fundada em 2007, a Faculdade Católica de Rondônia (FCR) é uma instituição de ensino superior privada e sem fins lucrativos, localizada em Porto Velho, Rondônia.

Com mais de 1.500 estudantes matriculados em cursos de graduação e pós-graduação, a FCR oferece programas nas áreas de Direito, Psicologia, Filosofia, além de cursos de pós-graduação em parceria com outras instituições.

A FCR é uma das instituições certificadas pela Ordem dos Advogados do Brasil com o selo “OAB Recomenda”, destinado aos melhores cursos de Direito daquele país.