Isabel Margarida Duarte, Professora Catedrática do Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), var ser homenageada, no próximo dia 6 de junho, com a atribuição da Medalha de Ouro da FLUP. A homenagem coincidirá com a Última Lição da docente, subordinada ao tema “Um passeio de linguística por dentro de alguns usos do português”.
Através desta homenagem, a FLUP pretende distinguir e reconhecer o mérito do percurso académico e científico de Isabel Margarida Duarte, cujo trajeto está umbilicalmente ligado ao da própria faculdade.
Licenciada em Filologia Românica (1977), mestre em Ensino do Português (1990) e doutora em Linguística, (2000) pela FLUP, Isabel Margarida Duarte iniciou a carreira docente na faculdade em 1991, como assistente. Em 2021, fez Agregação em Linguística.
Para além da atividade docente, em unidades curriculares das áreas da Didática do Português, da Pragmática e Análise do Discurso e da Gramática da Comunicação Oral e Escrita em diferentes níveis de ensino, desempenhou e desempenha vários cargos académicos e científicos.
Atual Diretora do Mestrado em Português Língua Segunda/ Língua Estrangeira, faz parte da Comissão Científica do 1.º Ciclo em Ciências da Linguagem e do 3.º Ciclo (Doutoramento) em Ciências da Linguagem. Exerce, ainda, a função de Coordenadora local Erasmus. É membro do Conselho Científico da Faculdade e Vice-Presidente da Assembleia de Representantes.
Isabel Margarida Duarte é investigadora no Centro de Linguística da Universidade do Porto (CLUP), onde é responsável pela linha de investigação em «Discurso, Comunicação e Sociedade». Os seus domínios de investigação incluem Pragmática e Análise do Discurso, Discurso Relatado, Marcadores Discursivos, Confronto de Línguas Românicas e Linguística Aplicada ao Ensino do Português (língua materna e língua estrangeira). Outras áreas de interesse abrangem a conversa oral informal e os media no ensino da Língua Materna.
Possui uma vasta experiência na orientação académica e científica, tendo supervisionado 10 projetos de pós-doutoramento, 19 teses de doutoramento e mais de 135 dissertações e relatórios de mestrado. Também participou em várias arguições de provas de Agregação (5) e em diversos júris de Doutoramento (73), tanto em Portugal como no estrangeiro.
Foi avaliadora da Agência Nacional de Avaliação A3ES e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e é, presentemente, membro da direção do Mestrado em Ensino do Português no Contexto de Timor-Leste, da Universidade de Timor Lorosa’e. Em junho de 2024, tornou-se sócia correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, Classe de Letras, 2.ª Secção | Filologia e Linguística.
No campo dos projetos académicos, entre 2022 e 2024, coordenou o projeto LMOOC4SLAV, (referência n° 2021-1-IT02-KA220-HED-000027501), que conquistou o 1.º lugar do Prémio European Language Label 2024 do Programa Erasmus+. Colaborou ainda nos projetos Estudos sobre os discursos dos media na USP e na UP: implicações teóricas e práticas (referência: 63IT41G0, concluído em 2013) e FADO: Find a delightful opportunity to learn portuguese through internet and songs (referência: 2011-1-IT2-GRU06-24012 2, concluído em 2011).
Ao abrigo de protocolos e convites, tem lecionado em universidades de vários países, incluindo África do Sul, Alemanha, Brasil, França, Bélgica, Bulgária, Cabo Verde, Chéquia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Hungria, Índia, Itália, Macau, Roménia, Sérvia, Timor ou Vietname.
É membro do Comité Científico de diversas revistas científicas nacionais e internacionais, diretora adjunta da Linguarum Arena. Revista de Estudos em Didática de Línguas da Universidade do Porto e participou na organização de inúmeros eventos científicos.
“Pela natureza da sua atividade e elevada reputação, nacional e internacional, Isabel Margarida Duarte é uma verdadeira embaixadora da FLUP e da U. Porto, tendo contribuído muito significativamente para a sua disseminação institucional”, destaca a faculdade.
A cerimónia, de entrada livre, terá início pelas 17h00, no Anfiteatro Nobre da FLUP.