O musicólogo e professor universitário Rui Vieira Nery vai, estar no próximo dia 28 e maio, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)., onde dará uma Aula Aberta integrada na Unidade Curricular (UC) Optativa de Medicina e Música – Para Além da Arte do Mestrado Integrado em Medicina (MIMED).
Integrada no Bicentenário da FMUP, a iniciativa vai decorrer entre as 12h00 e as 14h00 e terá como palco a sala 4, situada no Centro de Investigação Médica da FMUP (CIM-FMUP).
Nascido em Lisboa, em 1957, Rui Vieira Nery estudou na Academia de Música de Santa Cecília e no Conservatório Nacional de Lisboa. Licenciado em História pela Universidade do Lisboa, doutorou-se em Musicologia pela Universidade do Texas (EUA).
Autor de uma vasta bibliografia sobre história da música portuguesa, ocupou vários cargos de relevo, incluindo o de secretário de Estado da Cultura. Mais recentemente, presidiu à Comissão Científica da candidatura do Fado a Património Cultural da UNESCO.
É sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa e professor associado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Entre os inúmeros prémios e distinções de que foi alvo, incluem-se Ordem do Infante D. Henrique (2002) e o Prémio Universidade de Coimbra (2018).
A entrada na sessão é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.
A Medicina pelos olhos da música
A inovadora UC Medicina e Música – Para Além da Arte da FMUP tem como principais objetivos proporcionar “conhecimento científico, humanístico e artístico sobre a atividade musical” e “desenvolver e potenciar as competências médicas, artísticas, sociais e humanas”.
Pretende-se também “potenciar o conhecimento e promover a investigação sobre as relações entre a música e a medicina nas suas diferentes especialidades, nomeadamente o potencial terapêutico da música; comunicação individual e social, médica e científica; conhecimento da patologia associada aos diferentes artistas musicais”.
O programa inclui, nomeadamente, as “bases físicas e neurofisiológicas da música, a história da música, a produção e a dramaturgia operática, a medicina e a música na prática clínica”.