180 segundos para resumir quatro anos de investigação sobre uma nova abordagem para diagnosticar o cancro da bexiga com base na impressão digital do odor da urina. Foi desse tempo que Ângela Carapito, estudante do Doutoramento em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP)), precisou para garantir a vitória na quarta edição da U.Porto 3MT® (Three Minute Thesis), o concurso que, ao longo dos últimos meses, pôs à prova as capacidades de comunicação dos estudantes de doutoramento da U.Porto.

A final da competição deste ano decorreu no passado dia 16 de maio, no Salão Nobre da Reitoria. À semelhança das edições anteriores, os 20 finalistas foram desafiados a resumir oralmente os resultados das suas investigações em apenas três minutos, e com a ajuda de um único diapositivo.

“A ciência é poderosa, mas só se a conseguirmos partilhar de uma forma que se relacione com as pessoas. É isso que torna este desafio tão emocionante – transformar a investigação numa história convincente que ressoe para além do mundo académico”, destaca Ângela Carapito, vencedora do primeiro prémio, no valor de 2.000 euros.

De regresso à U.Porto 3MT após uma primeira experiência na edição de 2024, a doutoranda da FFUP acabou por convencer o júri – composto por Ana Isabel Fernandes (Chief Operations Officer da Sonae Capital Industrials), Carlos Fiolhais (professor universitário, cientista e divulgador de ciência), Fátima Vieira (Vice-Reitora da U.Porto para a Cultura e Museus), Maria Oliveira (Executive Director – Business da UPTEC) e Raul Santos (Diretor do Serviço de Comunicação da U.Porto) – com a apresentação de A new approach to diagnose bladder cancer based on the urine odour fingerprint, título do seu projeto de doutoramento.

O júri atribuiu ainda uma menção honrosa – no valor de 1.000 euros – a Guilherme Faria, pela tese “The power of glycans in disseminated tumor cell biology: impact in cancer dormancy and metastasis”, desenvolvida no âmbito do Programa Doutoral em Biologia Molecular e Celular do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).

O caminho até à final

Promovido pela primeira vez na U.Porto em 2022, a competição 3MT® desafia os participantes a explicarem o conceito e a importância da sua investigação em apenas três minutos. Usando como base “não mais que um único diapositivo”, os futuros doutores devem apresentar da forma mais cativante possível o significado do seu trabalho.

Na primeira fase da competição, os candidatos tiveram que produzir e submeter um vídeo a apresentar o seu projeto. Seguiu-se a seleção dos 20 finalistas, por uma Comissão de Avaliação constituída por representantes das 14 faculdades da U.Porto.

Os estudantes selecionados participaram posteriormente numa ação de formação nas instalações da UPTEC Baixa e da Unidade de Inovação Educativa da U.Porto. Este constituiu um momento de preparação para a competição final.

A edição 2025 da U.Porto 3MT® teve o apoio da Caixa Geral de Depósitos, o parceiro bancário da U.Porto.