“Aqui era onde estudávamos” e “aqui era onde fazíamos as nossas Flower Power”. Expressões repletas de nostalgia e emoção, que, no passado dia 17, marcaram o regresso de muitos antigos estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, à sua “antiga casa” – o agora renovado Edifício Abel Salazar.

“É com muita emoção que vejo este átrio outra vez cheio de pessoas que têm no ICBAS a sua história”, afirmou o diretor do ICBAS, Henrique Cyrne de Carvalho, na abertura do 1.º Encontro Institucional Alumni ICBAS/Concerto Coral Alumni ICBAS.

“Todos nós fazemos parte desta comunidade que, em emoção, se junta neste propósito – celebrar os nossos 50 anos, no nosso edifício, na nossa casa, que com muito trabalho conseguiu ser renovada, mantendo a dignidade que este edifício exige”, afirmou o também antigo estudante do Instituto.

A responsável pelo Gabinete de Apoio ao Estudante, Empregabilidade e Alumni (GAEEA), Isabel Lourinho, destacou a satisfação por ver “uma casa cheia” de uma parte dos 1.500 inscritos na base de dados de Alumni recentemente criada pela instituição: “Qualquer faculdade de referência tem viva esta ligação com os seus antigos estudantes. Para nós, já valeu a pena organizar este encontro, pelos sorrisos, pelos abraços e pelas emoções que aqui se viveram”, confessou.

O evento, que convidou os mais de 200 participantes a fazerem um percurso pelo edifício, e a visitarem algumas das renovadas salas, culminou com um concerto pelo Coral Alumni, que teve como tema principal “Misa Crioulla”, de Ariel Ramírez.

(Foto: ICBAS)

O 1.º Encontro Institucional Alumni ICBAS/Concerto Coral Alumni ICBAS, organizado pelo Gabinete de Comunicação e Imagem, em parceria com o GAEEA, e apoio da Associação de Estudantes do ICBAS, integrou as comemorações dos 50 anos da Escola.