A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) vai acolher, no próximo dia 22 de maio, o VI Encontro da Mentoria U.Porto , um evento aberto a toda a comunidade académica e que visa assinalar o sexto aniversário do Programa Transversal de Mentoria Interpares da U.Porto.
Sob o mote “Mentoria sem Fronteiras”, esta edição tem como foco “a criação de laços entre estudantes de diferentes faculdades e realidades”. A partir das 16h00, estudantes, mentores, mentorados, docentes e restantes membros da U.Porto são assim desafiados para “uma verdadeira festa de celebração, convívio e partilha entre todas as unidades orgânicas da U.Porto.”
O programa, a anunciar em breve, incluirá a realização de jogos interativos e atividades propostas por todas as faculdades da U.Porto, semelhantes aos tradicionais Jogos sem Fronteiras, pensadas para promover a interação e o espírito de equipa. Estas atividades terão lugar nos jardins da FEP e culminarão com um momento de convívio informal, “perfeito para conversar, reencontrar colegas e fazer novas amizades”, antecipa a Mentoria U.Porto.
O Encontro será também uma oportunidade para revelar e conhecer os talentos artísticos da comunidade U.Porto. Para tal, a Mentoria desafia todos os estudantes a subir ao Palco Aberto – no Salão Nobre da FEP – para mostrar o que valem em áreas que vão desde a música à poesia, passando pela dança, teatro e outras formas de expressão artística.
O VI Encontro da Mentoria U.Porto tem entrada livre, mas sujeita a inscrição prévia. As inscrições para o Palco Aberto devem ser feitas na secção própria do formulário de inscrição.
Sobre a Mentoria U.Porto
Lançado em 2019, o Programa Transversal de Mentoria Interpares é um programa de acolhimento pioneiro em Portugal, que tem por principal objetivo fomentar a integração dos estudantes recém-chegados à Universidade do Porto no ensino superior.
Ao participar na Mentoria, os estudantes mais experientes (já a frequentar a U.Porto) assumem o papel de “mentores” para acolher e acompanhar os novos estudantes (mentorads9, sejam eles nacionais ou internacionais, de forma a que estes se sintam melhor integrados a nível académico, pessoal e social.
Através da partilha, do convívio e do intercâmbio cultural, a Mentoria U.Porto pretende-se assim que todos, mentores e mentorados, obtenham a melhor das experiências em contexto académico, proporcionando o bem comum, a convivência saudável e o respeito mútuo, assim como outros valores da cultura democrática e institucional.
Atualmente, o programa está presente nas 14 faculdades da U.Porto, em mais de 100 ciclos de estudo e nas residências universitárias geridas pelos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP), envolvendo mais de 5.200 estudantes e mais de uma centena de docentes.