A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e a Câmara Municipal do Porto (CMP) voltam a unir esforços para capacitar a população a agir em situações de emergência. No próximo dia 21 de maio, a partir das 14h00, o Jardim da Cordoaria será palco de mais uma edição do mass training em Suporte Básico de Vida (SBV), uma ação de formação aberta a comunidade.

Com mais de 100 vagas disponíveis, a iniciativa, que conta com o apoio da Reitoria da U.Porto, destina-se a todos os que queiram aprender a reconhecer uma situação de emergência médica, como uma paragem cardiorrespiratória (PCR), e saber como agir de forma eficaz.

Durante a formação, os participantes vão praticar compressões torácicas e ventilações com recurso ao modelo de simulação “MiniAnne” da Laerdal, apoiados por vídeos explicativos e pela orientação de instrutores da FMUP. No final, o objetivo é que os participantes se tornem agentes de consciencialização, partilhando os conhecimentos adquiridos com familiares e amigos.

Esta nova edição é coordenada pelo Centro de Simulação da FMUP e está integrada no programa de comemorações do Bicentenário da Faculdade. Insere-se num conjunto de iniciativas que promovem a formação em reanimação cardiopulmonar, como o projeto “Salva Corações”, realizado em 2023.

Sublinhe-se que uma intervenção rápida e correta perante um acontecimento desta natureza aumenta significativamente a probabilidade de sobrevivência das vítimas.

A participação na formação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória, através do preenchimento dos dois formulários disponíveis (para membros da FMUP e para todos os outros participantes).