A Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva e o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva vão assinalar o Dia Nacional dos Cientistas (16 de maio) com um conjunto de atividades destinadas a toda a família e de entrada gratuita.

Durante todo o dia (das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00), as portas da Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva vão estar abertas a todos os que queiram explorar o mundo da biodiversidade naquele que é o primeiro espaço museológico do mundo criado de raiz segundo a filosofia da museologia total.

À espera dos visitantes está um conjunto de 49 módulos expositivos e instalações “propositada e cuidadosamente concebidas para celebrar a diversidade da vida”, convida o espaço integrado no Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP).

Galeria da Biodiversidade. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Mas o programa preparado pela Galeria da Biodiversidade não se fica por aqui. A partir das 18h00, a Galeria junta-se ao Plant Stress Lab do GreenUPorto/Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP) para “mostrar como a investigação em biotecnologia vegetal pode contribuir para um futuro mais sustentável”.

Numa conversa intitulada Plantas ao Serviço da Sociedade: da Biotecnologia à Sustentabilidade, Cristiano Soares, Maria Martins e Bruno Sousa (Professor Auxiliar, Investigadora Júnior e estudante de doutoramento da FCUP, respetivamente) vão debater, de forma informal, “o papel essencial das plantas na sociedade e a forma como técnicas como a micropropagação permitem preservar espécies ameaçadas e otimizar a produção agrícola”.

Ao longo da sessão, serão ainda apresentados alguns dos projetos em curso, incluindo a aplicação de bioestimulantes à base de algas e o desenvolvimento de biopesticidas de origem natural.

Destinada a toda a família (incluindo crianças a partir dos 10 anos), a iniciativa contará ainda com momentos práticos, como a observação de culturas in vitro, a realização de sementeiras em placas de Petri e a preparação de substratos com algas — que os participantes poderão levar para casa.

Uma viagem ao espaço

Já o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva vai assinalar o Dia Nacional dos Cientistas com sessões imersivas gratuitas para o público em geral.

O programa inclui cinco sessões a decorrer ao longo de todo o dia: Há formas no Espaço (09h30); O Espantoso Telescópio (10h30 e 15h00); Vida: Uma HIstória Cósmica (14h00); e O Céu d’Os Lusíadas (16h00).

Para assistir a uma sessão, é necessário levantar pessoalmente o bilhete – gratuito – na bilheteira do Planetário do Porto (no próprio dia e até à hora de começo da sessão). A entrada é limitada ao número de lugares disponíveis na cúpula do Planetário.

Planetário do Porto

Cúpula do Planetário do Porto (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Sobre o Dia Nacional dos Cientistas

Celebrado em todos os Centros Ciência Viva do País, o Dia Nacional dos Cientistas foi instituído em 2026 com o propósito de homenagear o legado do antigo Ministro da Ciência e Ensino Superior José Mariano Gago e celebrar o papel da comunidade científica no avanço do conhecimento, progresso e bem-estar da sociedade.

Na edição deste ano, os 21 Centros Ciência Viva de todo o país voltam a abrir as portas à comunidade através de um programa alargado de atividades gratuitas para famílias.

Mais informações