A Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP) assinalou, no passado dia 9 de abril, o Dia da FMDUP 2025, com uma sessão dedicada ao tema “Inteligência Artificial na Educação e Saúde: Inovações para um futuro inclusivo””.
Em dia de festa, o diretor da FMDUP, Paulo Ribeiro de Melo, lembrou a importância de se “fazer o ponto de situação do que vem sendo evolução ao longo dos tempos”, mas também de “refletirmos um pouco sobre como vamos avançar para o futuro”.
E foi de olhos no futuro que o médico Rui Nunes, Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP), apresentou uma reflexão sobre o impacto que a Inteligência Artificial já está a ter áreas da saúde e da educação. O orador convidado “fez uma excelente abordagem ao tema, fazendo-nos pensar um pouco sobre as implicações que a IA virá a ter no nosso dia-a-dia”, resume Paulo Ribeiro de Melo.
O Dia da FMDUP 2025 foi também o momento “para mostrarmos um pouco aquilo que fizemos neste último ano”. A este nível, o diretor da faculdade deu como exemplo” a recuperação em termos de equipamentos e instalações, nomeadamente uma melhoria do auditório e de algumas salas”. E não deixou de “perspetivar aquilo que vão ser as próximas intervenções e que são fundamentais para dar continuidade à evolução da própria faculdade”.
Pontos altos do Dia da FMUP 2025 foram também a homenagem aos professores António Felino e Fernando Morais Branco, ambos recentemente falecidos, e a presença dos médicos dentistas que se formaram na faculdade há 25 anos. “O objetivo é voltar a chamar estes profissionais à faculdade e integrá-los de uma forma que eles queiram continuar a sua formação”, encerra Paulo Ribeiro de Melo.