A UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto acaba de abrir candidaturas para o STEP-UP – Startup Training & Experience Programme, um novo programa de estágios direcionado para estudantes de mestrado e doutoramento nas áreas das tecnologias, ciências e indústrias culturais e criativas. Os estágios arrancam já em maio de 2025, com as candidaturas da primeira call abertas até dia 30 de abril.

O programa oferece uma experiência prática e remunerada (9 euros/hora) na equipa de Business Development da UPTEC, com a duração de seis a doze meses e um regime de um dia por semana. Os estagiários terão contacto próximo com as startups emergentes do Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto, apoiando a sua integração, crescimento e ligação à rede de inovação.

Ao longo do estágio, os estudantes vão colaborar em diversas tarefas desde o acompanhamento de projetos empreendedores, apoio na preparação de candidaturas a incentivos e reconhecimento oficial, até à análise de dados, estudo de tendências e organização de eventos e sessões de networking.

Os participantes terão assim a oportunidade de uma experiência real no mundo das startups, com acesso a mentoria e uma forte componente de aprendizagem.

Os/As candidatos/as devem estar matriculados/as num mestrado ou doutoramento e demonstrar motivação, proatividade e gosto pelo empreendedorismo.

A candidatura deve incluir uma carta de motivação (1 página) e um CV resumido, a enviar para [email protected].

Sobre a UPTEC

A UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto é uma instituição de referência associada à Universidade do Porto, que se dedica a promover a inovação, a apoiar o empreendedorismo e a impulsionar o crescimento económico da região.

A missão da UPTEC é proporcionar um terreno fértil para o desenvolvimento de startups numa vasta gama de setores, incluindo tecnologias, ciências e indústrias culturais e criativas.

Ao longo dos últimos 15 anos, apoiou a criação de mais de 800 projetos inovadores, graduou 109 empresas e contribuiu para a criação de 4000 novos postos de trabalho, dos quais 86% são altamente qualificados.