Encontram-se abertas, até 6 de maio, as candidaturas à edição 2025 da Escola de Startups para Investigadores, o programa da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto que visa apoiar estudantes de mestrado, doutoramento e investigadores a explorar o potencial empreendedor de seus projetos científicos.
Este programa – de participação gratuita – acontecerá presencialmente na UPTEC Asprela I, e consistirá em cinco dias completos (entre 13 e 23 de maio) e uma manhã de apresentações (30 de maio). Durante essas sessões, os participantes irão trabalhar em grupo para desenvolver ideias inovadoras, com apoio de mentores e empreendedores experientes. No final, cada grupo apresentará um pitch do seu projeto.
A formação cobrirá temas como design thinking, modelos de negócios, propriedade intelectual, técnicas de comunicação e pitching. O programa será em português e não exige uma ideia de negócio pronta. Os participantes serão divididos em grupos para desenvolver soluções de forma colaborativa.
A UPTEC disponibiliza 15 vagas para esta edição da Escola de Startups para Investigadores. As candidaturas devem ser submetidas até 6 de maio, através do respetivo formulário online.
Escola de Startups para Investigadores: mais de 300 impactados
Desde a sua criação em 2016, a Escola de Startups para Investigadores tem funcionado como ponto de partida para quem deseja transformar a ciência em soluções inovadoras.
Ao longo de 12 edições, o programa já envolveu 312 participantes e impulsionou a criação de 77 ideias de negócio. Mais do que gerar startups imediatas, o foco da iniciativa está na formação de competências e no estímulo à mentalidade empreendedora entre investigadores.
Casos como o da Susplus, startup que ajuda empresas a reduzir o impacto climático e foi uma das vencedoras do BluAct 2024, que iniciou o seu percurso empresarial nesta Escola, demonstram o papel do programa como catalisador de trajetos inovadores dentro e fora da academia.