Natural de Bruxelas, e nunca tendo estudado em Portugal, Luís Barbosa decidiu regressar às “origens” em 2023, para ingressar na Licenciatura em Engenharia Informática e Computação da Universidade do Porto (curso conjunto das faculdades de Engenharia e de Ciências).
Atraído pela “boa reputação” da Universidade, Luís descreve a sua experiência na U.Porto como uma “novidade”, em que criou novas amizades que partilham os mesmos interesses. Mas deixa o reparo: “Sinto alguma pena por não haver muita comunicação entre os estudantes das diferentes faculdades”.
E se os resultados académicos têm sido brilhantes – acabou o primeiro ano do curso com média de 19,35 valores, a vida deste vencedor do Prémio Incentivo 2025 não se esgota nos livros. Membro da Orquestra Clássica e do Grupo de Jazz da FEUP, o futuro engenheiro promete manter-se afinado “para continuar a aprender e estudar”.

Luís Barbosa recebeu o Prémio Incentivo 2025 das mãos do Reitor da U.Porto. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)
O que te motivou a escolher a U.Porto?
Escolhi a U. Porto por causa da boa reputação da universidade. Para além disso, apesar de nunca ter vivido cá antes de começar a estudar, a minha família é original daqui, pelo que tenho uma certa ligação à cidade e familiares por perto.
O que gostaste mais no primeiro ano na Universidade?
Gostava há muito de programação e poder aprofundar os tópicos que me interessavam foi muito positivo. Para além disso, no curso descobri pessoas com os mesmos interesses que eu e fiz amigos chegados. Sou também um grande fã dos projetos culturais desenvolvidos pela Faculdade de Engenharia, em especial a Orquestra Clássica e o Grupo de Jazz, nos quais toco.
O que gostavas de ver melhorado na Universidade?
Sinto alguma pena por não haver muita comunicação entre os estudantes das diferentes faculdades. Encontrei recentemente estudantes da Faculdade de Arquitetura e apercebi-me de que, passados um ano e meio, aquela era das poucas vezes que falava com estudantes de uma área que não fosse das ciências.
Qual a importância do Prémio Incentivo para ti?
Encaro o Prémio Incentivo como um reconhecimento do meu esforço ao longo do ano passado. É uma motivação para continuar a aprender e estudar.
Como vês o teu futuro daqui a 10 anos?
Confesso que não sei. Sinto que ainda há várias áreas da Informática e da Computação que eu mal conheço e quero explorar melhor antes de tomar decisões sobre o meu futuro.
Se tivesses de descrever a tua experiência na U.Porto numa palavra, qual seria?
Novidade